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AUTOESTIMA NA GESTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Yasmin Ariadiny Lopes Lacerda, Sara Braz Bezerra, Fernanda Alves Monteiro, Juliana Soares de França, Domitília Bonfim de Macêdo Mihaliuc

Última alteração: 2021-06-21

Resumo


Introdução: No contexto de pandemia, observou-se que as gestantes não possuem a mesma regularidade nas consultas, e mulheres vulneráveis, que outrora buscavam os serviços de saúde com mais frequência, estão cercadas de medo e de inseguranças. Diante desta problemática, optou-se por realizar uma intervenção utilizando as práticas integrativas, aliada às artes visuais, pretendendo atrair as gestantes para o pré-natal, além de resgatar a autoestima e proporcionar um cuidado holístico. Objetivo: Relatar a experiência do uso de práticas integrativas e de artes visuais realizadas por estudantes de Enfermagem com gestantes vulneráveis em unidade básica de saúde do Distrito Federal. Descrição Metodológica: Realizou-se busca ativa de gestantes em vulnerabilidade através do telefone, houve a preocupação de agendamento de horário para evitar aglomeração e proporcionar momento individualizado. Dezesseis gestantes foram agendadas para participar das atividades ao longo de dois dias de realização, que contou com três estações: prática de reiki, pintura gestacional e sessão de fotos. Durante a aplicação de reiki, as gestantes foram orientadas acerca da técnica e utilizou-se óleo essencial de lavanda para proporcionar relaxamento. A pintura gestacional foi de acordo com a preferência de cada usuária, com ilustrações e nome de seus bebês. Para as fotos, puderam escolher dentre os acessórios e artifícios disponíveis para serem fotografadas em frente a um painel temático denominado “Camarim do SUS”. Ao fim, as mulheres receberam álcool em gel, kit de saúde bucal, café da manhã individualizado e cartilha com orientações sobre seus direitos. Resultados/Desafios: Como desafio, houve baixa adesão das gestantes à intervenção, contando em média com quatro mulheres por dia, mesmo após contato telefônico prévio e confirmação, o que causou frustração à equipe de trabalho. A experiência proporcionou competências para as estudantes como: trabalho em equipe, planejamento, organização, comunicação com usuário, capacidade de adaptação às situações não esperadas, gerenciamento e tomada de decisões; além de satisfação ao proporcionar assistência de qualidade. A atividade também foi relevante para as gestantes, pois garantiu momentos de acolhimento e conexão com elas mesmas. Para os profissionais da saúde, o momento reforçou a importância do atendimento humanizado e da abordagem da autoestima durante a gravidez. A baixa adesão das usuárias pode refletir impactos socioeconômicos e inseguranças relacionadas à COVID-19. Por isso, é imprescindível que os profissionais da saúde estejam atentos às demandas de suas populações adscritas durante a pandemia, principalmente relacionadas à gestação. Espera-se que outras iniciativas semelhantes sejam realizadas.


Palavras-chave


Gravidez; Saúde Holística