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COPING RELIGIOSO/ESPIRITUAL E NÍVEIS DE ANSIEDADE SOCIAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE: EXISTE CORRELAÇÃO?
Iramaya Meneses Santos, Tiago Costa Goes

Última alteração: 2021-07-07

Resumo


Introdução: Os transtornos mentais entre os estudantes universitários é uma realidade preocupante. Dentre esses, o transtorno de ansiedade social (TAS) destaca-se como um dos transtornos ansiosos que está associado a um baixo desempenho acadêmico, impactando diretamente nos estudantes universitários, pois uma das situações sociais que mais causam medo a esses indivíduos é o ato de falar em público, que é uma atividade muito comum no âmbito acadêmico. A forma como os indivíduos enfrentam as situações estressantes é denominada de coping. Quando esse enfretamento é feito por meio da religião, espiritualidade ou fé tem-se o chamado coping religioso/espiritual (CRE)1. As estratégias de CRE podem ser positivas (CREP) ou negativas (CREN), sendo a primeira benéfica e a segunda prejudicial ao indivíduo. Estudos têm mostrado que indivíduos com diferentes condições clínicas fazem mais uso de estratégias positivas que as negativas em diferentes situações estressantes, porém é desconhecido se isto também é observado no TAS.  Objetivo: Avaliar se existe correlação entre o coping religioso/espiritual e os níveis de ansiedade social de estudantes universitários com TAS. Metodologia: Sessenta e dois universitários da área da saúde de ambos os sexos diagnosticados com TAS por meio do Inventário de Fobia Social (SPIN) foram selecionados para participarem deste estudo. Após assinarem eletronicamente o termo de consentimento livre e esclarecido, os voluntários foram convidados a responderem a Escala abreviada de CRE e o SPIN. Os resultados obtidos foram analisados por meio do teste de correlação de Pearson com nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe - nº do parecer: 4.480.351. Discussão e resultados: A análise estatística dos dados revelou não haver correlação significativa entre os níveis de ansiedade social de estudantes com TAS e o CREP (r= -0,35; p= 0,78), bem como entre esses níveis e o CREN (r= 0,39; p= 0,76), o CRE Total (r= -0,66; p= 0,61) e a Razão CREN/CREP (r=0,23; p= 0,86). Baseado em estudos anteriores que avaliaram a relação entre ansiedade em diferentes condições clínicas e CRE, hipotetizou-se uma correlação negativa entre os níveis de ansiedade social de estudantes com TAS e o CREP e positiva entre esses níveis de ansiedade social e o CREN. No entanto, essa correlação não foi observada, indicando que estudantes com TAS apresentando altos níveis de ansiedade social não necessariamente utilizam menos estratégias positivas e mais estratégias negativas diante de situações estressantes no ambiente universitário. Esse achado é interessante, pois revela que esses indivíduos, independentemente do nível de ansiedade social que apresentem, podem estar empregando mais estratégias positivas que negativas de CRE com o intuito de melhor manejar a emoção diante de eventos estressores. Considerações: O presente estudo mostra, pela primeira vez, a ausência de associação entre CRE e níveis de ansiedade social em estudantes com TAS, contribuindo com a literatura escassa sobre o tema e abrindo caminho para futuras pesquisas nessa área. Referências: 1. PANZINI, R.G.; BANDEIRA, D.R. Escala de Coping Religioso-Espiritual (Escala CRE): elaboração e validação de construto. Psicologia em Estudo, Maringá- PR, v. 10, n. 3, p. 507-516, 2005.


Palavras-chave


Adaptação psicológica; espiritualidade; transtornos fóbicos.