Tamanho da fonte:
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS UNIVERSITÁRIOS PÓS-COVID-19
Última alteração: 2020-12-30
Resumo
O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica em busca de referências para adequação, gestão e controle de espaços educativos universitários, visando um eventual retorno das atividades presenciais pós-COVID-19. Objetivou-se, com isso, constituir um repositório atualizado de recomendações, estratégias e publicações que subsidiassem o planejamento desta retomada de forma segura, sobretudo no que diz respeito ao espaço físico. O material levantado foi categorizado de acordo com suas respectivas fontes, em cinco grandes grupos, considerando-se os contextos nacional e internacional: autoridades públicas, publicações científicas; universidades, entes privados e imprensa. Acredita-se que a relevância e a contribuição da pesquisa se dão justamente no registro do papel da arquitetura neste cenário de urgência e novidade, que caracteriza o enfrentamento à COVID-19. E, ainda, devido à sua ampla abrangência e, ao mesmo tempo, ao seu caráter de síntese, ela pode contribuir com o planejamento de outros espaços universitários, além daquele para o qual ela se destina – e, em certa medida, com as devidas adequações, de demais espaços educativos.
Palavras-chave
COVID-19;espaços universitários;levantamento bibliográfico;retomada das atividades
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.