Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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A CAIXA PATRIMONIAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O DF
Cláudia da Conceição Garcia

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O projeto intitulado “A caixa patrimonial” possui a perspectiva de abordar aspectos da educação patrimonial a luz do Conjunto Urbanístico de Brasília e objetiva questões sobre a importância de se preservar não somente o significado histórico, artístico e cultural implícito no desenho original de Lucio Costa, mas associar ao projeto de educação patrimonial do DF as histórias das pré-existências da formação do DF, além das culturas que foram trazidas pelos candangos e incorporadas como saberes locais das 32 regiões administrativas do DF. Desta maneira, objetiva fomentar as relações socioculturais entre as regiões administrativas do DF. Além disso, busca promover uma articulação entre a Universidade de Brasília/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o IPHAN/DF/Nacional e as Secretariaria da Educação e de Cultura do DF por meio de ensino e pesquisa, a partir de programas de colaboração técnica e convênios. A pesquisa propõe a construção de material pedagógico que possa contribuir para a abordagem do tema “educação patrimonial” de maneira eficiente, lúdica e esclarecedora, a fim de sensibilizar as crianças nas primeiras fases de sua formação e, concomitantemente, situar a consciência de cidadania, implícita ao desenho da cidade. Nesse caminho permite que os jovens adquiram as competências necessárias para promover a conservação do bens patrimoniais e culturais e, desta maneira, formem novas atitude, com vistas a estabelecer um compromisso permanente ao exercício da cidadania e que inclui o entendimento da preservação da cidade para as gerações presentes e futuras, e assim desempenhem um papel decisivo na salvaguarda de suas cidades.


Palavras-chave


Brasília; Cidadania; Desenho; Distrito Federal; Educação Patrimonial; Jogos educativos; Plano Piloto.

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