Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
CULTURA ARQUITETÔNICA PAULISTA: CONSIDERAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DO PLANO DE AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1959-1963)
Natalia Santos Almeida, Rafael Urano Frajndlich

Última alteração: 2020-08-28

Resumo


A arquitetura moderna brasileira floresce junto ao Estado não apenas por motivações políticas, mas pelo encontro de postulados modernizadores em um território comum. Aliando o desejo das vanguardas de implementar seus ideais, com a grande capacidade simbólica na materialização ideológica oferecida pela arquitetura de construir um futuro modernizado. O olhar aos acontecimentos de meados dos anos 1950 mostra-se necessário para a correta compreensão da cultura arquitetônica presente em São Paulo neste período, visto que os rumos historiográficos a respeito da produção moderna tendem a restringir suas considerações a um reduzido número de atores, ainda que muitas dessas obras não estudadas sejam pertencentes a uma arquitetura valorizada pela historiografia. Após longo período de apagamento na historiografia brasileira, o Plano de Ação do Governo do Estado de São Paulo 1959-1963 atualmente vem sendo estudado e divulgado como elemento fulcral para o desenvolvimento da arquitetura paulista. No entanto, é possível notar como o embate entre correntes políticas influenciou as escolhas historiográficas que descrevem a trajetória da arquitetura paulista.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.