Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
DO PLANO À PRODUÇÃO DO ESPAÇO: EIXOS DE ESTRUTURAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO URBANA, SUSTENTABILIDADE OU AMPLIAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIOESPACIAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Lívia Prazim de Albuquerque, Isabela Rodrigues Dos Santos, Maria Beatriz Da Cruz Rufino

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este artigo busca discutir as recentes dinâmicas da produção imobiliária na cidade de São Paulo e suas articulações com os novos instrumentos urbanísticos estipulados pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014, em especial os “Eixos de Estruturação da Transformação Urbana” (EETUs). Os EETUs são áreas caracterizadas pela proximidade a grandes sistemas de transporte coletivo, como corredores de ônibus e linhas de trem e metrô. Por meio do estabelecimento de maior potencial construtivo, em comparação ao restante da cidade, o plano almeja a atração da produção imobiliária nessas zonas com o objetivo de aumentar a densidade populacional, de forma a democratizar o acesso pela população a esses grandes sistemas de transporte. O artigo organiza-se em três partes,  uma primeira que se debruça sobre a definição dos EETUs e seus objetivos, a segunda que discute o panorama geral da cidade e do mercado imobiliário e por fim uma aproximação ao estudo de caso da Avenida Rebouças, que se apresenta como exemplo paradigmático das presentes transformações nos eixos . Um mapeamento detalhado das proximidades da avenida e respectivos lançamentos imobiliários permitiu a elaboração de uma série de hipóteses acerca da eficiência do PDE em atingir seus objetivos de democratização do acesso ao transporte, moradia e garantia de maior sustentabilidade. Os resultados desse artigo indicam que apesar do importante incremento construtivo identificado nos eixos, o cumprimento dos objetivos definidos têm sido limitados por estratégias imobiliárias que intensificaram a valorização imobiliária e a diferenciação espacial.

Palavras-chave


Produção do Espaço; Infraestrutura Urbana; Mercado Imobiliário

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.