Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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Projeto, espaço público e crítica operativa em Kenneth Frampton
Victor Próspero

Última alteração: 2020-08-28

Resumo


O artigo busca fazer uma análise crítica de aspectos da obra e abordagem do historiador da arquitetura Kenneth Frampton. Consagrado como um dos mais proeminentes historiadores da arquitetura moderna, ainda ativo e amplamente presente nas bibliografias de cursos de arquitetura pelo mundo, Frampton sustenta desde os anos 1960 um estável referencial teórico e uma gama de conceitos e categorias cunhados ou apropriados pelo autor com claro direcionamento à formação de uma consciência crítica na prática projetual. Da forma-lugar ao Regionalismo Crítico, da Tectônica à Megaforma, suas ideias passaram com efeito das elaborações teóricas e historiográficas para o discurso corrente da prática de projeto. Embora tributário da teoria crítica alemã – como outros autores importantes da crítica radical e “negativa” no campo da história da arquitetura – Frampton defente o caráter operativo de suas reflexões: uma história “escrita para arquitetos”. Interessa aqui ponderar sobre tais posições e as decorrências que têm nas narrativas historiográficas por ele constituídas.


Palavras-chave


Kenneth Frampton ; Historiografia ; Crítica

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