Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
REUSO, CRIATIVIDADE E PROJETO PARA O CENTRO HISTÓRICO DE NATAL-RN: uma discussão metodológica sobre a prática de ateliê integrado.
Gabriela Assunção, Gabriela Assunção, Wirenilza Lima

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O centro histórico de Natal-RN possui marcar de mais de 420 anos de história. A cidade foi originada no ano 1599, em área elevada próxima ao Rio Potengi se extendendo para região ribeirinha. O sítio é característico do traçado colonial português e possui uma pátina do tempo de rico valor cultural, concentrando edificações de diferentes estilos arquitetônicos. No contexto contemporâneo, esse patrimônio está constantemente ameaçado, pela desintegração com a vida do restante da cidade. Há uma grande dificuldade de viabilizar projetos e novos usos para o sítio histórico. O presente artigo visa coloborar para a valorização do patrimônio local, discutindo a experiência de ateliê integrado  vivida em 2019, no curso de arquitetura e urbanismo em instituição de ensino superior privada. O quarteirão anoso e modesto da Ribeira foi (re)visitado pelos jovens alunos do 6º período do curso. O processo de projeto iniciou com a identificação do problema, em seguida com a análise da edificação patrimonial, baseando-se no aporte teórico do campo disciplinar do restauro. Os grupos estabeleceram uma síntese entre antigo e novo, que foi avaliada e por fim conduziu a geração das soluções finais. O ateliê integrado suscitou ainda um importante abordagem do uso de recursos manuais (croquis e maquete física) e digitais (uso de software CAD ou tecnologia BIM).


Palavras-chave


Projeto arquitetônico; Patrimônio; Restauro; Ateliê integrado; Tecnologia BIM

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.