Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS PARTICIPATIVOS COM CRIANÇAS: PERSPECTIVAS DE DIÁLOGOS
Flávia Santos Santana, Larissa Almeida da Silva, Elane Lopes Silva

Última alteração: 2020-08-18

Resumo


Neste artigo apontamos algumas das possibilidades de Práticas Extensionistas, estabelecendo como princípio que as atividades desenvolvidas pelo laboratório de estudos da paisagem – pertencente ao curso de Arquitetura e Urbanismo, sejam libertadoras, portanto participativas. Explicitamos nossa postura apresentando o Projeto de um Parque Sonoro, idealizado para o CEI Indir Parque São Domingos, na zona Noroeste da cidade de São Paulo. Tendo em vista que a atividade aqui relatada acontece majoritariamente com crianças na primeira infância, discutimos o desafio de estabelecer um canal de comunicação com os estudantes da CEI: como dialogar com os pequenos, visto que maioria destas crianças ainda não é capaz de verbalizar suas questões? Como possibilitar que estas crianças sejam sujeitos participativos na concepção e execução do espaço idealizado para elas?

 


Palavras-chave


Primeira infância, Extensão Universitária, processo participativo, espaços livres.

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