Última alteração: 2020-08-15
Resumo
Os sistemas de BRT (bus rapid transit) foram implementados de maneiras muito diferentes, dependendo do ambiente urbano em que estão inseridos, com efeitos diferentes no espaço público e no solo urbano ao longo do seu traçado e no entorno de suas estações. Neste artigo analisaremos as repercussões no mercado de solo e na estrutura urbana do novo sistema de transporte BRT Transcarioca, na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa mapeou o nível de atividade imobiliária do mercado primário (imóveis novos), por meio do site de anúncios ZAP Imóveis, consolidando dados e informações em base georreferenciada. Concluímos que um novo desenvolvimento urbano vem ocorrendo como um dos prováveis efeitos do BRT-TC. Entretanto, isto se dá muito mais nos centros de bairros já anteriormente valorizados e em localizações distantes do eixo. As áreas mais impactadas com as desapropriações para implementação do BRT permanecem até o momento descaracterizadas pelos rastros das obras, com espaços públicos mal agenciados e ambientalmente mal tratados pela poluição do ar (Co2) e sonora.