Última alteração: 2020-08-15
Resumo
O Brasil vivenciava nas décadas de 1930 e 1940 avanços no campo da tecnologia, experimentou com igual entusiasmo os trabalhos de ampliação na área de transporte de carga e de passageiros através da expansão da malha ferroviária, tirando do isolamento localidades economicamente potenciais da Região Nordeste do país.
Essa força da interligação das linhas férreas contribuiram substancialmente para a transformação do cenário das cidades brasileiras, entre elas a cidade de Patos, na Paraíba, que nos últimos anos do primeiro período de governo de Getúlio Vargas teve a implantação do complexo ferroviário (1944). Além de revolucionar a forma de integração socioeconômica, carrega a dimensão imaterial na memória fruto do imaginário coletivo, patrimônio intangível.
O artigo intensiona refletir sobre os processos históricos de surgimento e decadência, assim como os impactos que o sistema ferroviário trouxe para município do sertão paraibano. A análise dos aspectos arquitetônicos do patrimônio ferroviário, sublinhado pelo Prédio da Estação, em relativo estado de conservação, oferece uma exemplificação de edificios de conjuntos ferroviários pelo interior do pais.