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ANÁLISE GRÁFICA DO SOMBREAMENTO E PERMEABILIDADE AOS VENTOS DE EDIFICAÇÃO – LINGUAGEM E METODOLOGIA APLICADAS À ESCOLA ALTO DE PINHEIROS
Última alteração: 2020-08-15
Resumo
O artigo é fruto de pesquisa com abordagem estruturada em linguagem gráfica, fundamental para a comunicação entre tecnologia e projeto de arquitetura. Tem por objetivo a apresentação de análise de atributos bioclimáticos - sombreamento solar e permeabilidade aos ventos, de um dos estudos de caso pesquisado - a Escola Alto de Pinheiros, em São Paulo. Alguns recursos metodológicos usados na pesquisa podem ser ilustrados no caso da Escola, num destaque a soluções arquitetônicas essenciais às regiões de clima tropical quente e úmido, em contraponto a padrões estéticos arquitetônicos importados. O roteiro metodológico inclui o levantamento de informações relevantes sobre as condições ambientais do lugar e do edifício implantado no terreno, seguido pela identificação de aspectos referentes ao sombreamento e permeabilidade da edificação aos ventos. No artigo são apresentados os fundamentos teóricos para a análise gráfica bioclimática adotada, referências à metodologia e aspectos mais relevantes da Escola, em termos de seus atributos bioclimáticos. Subtrações volumétricas no térreo e no pavimento superior, e aberturas de janelas em fachadas opostas caracterizam vazios por onde os ventos podem vir a correr. A adição de volume sobre o térreo, de brise-soleils nas janelas a SO, e de cobertura sobre a laje do 3º pavimento, auxiliam no sombreamento. No estudo de caso não se pretende avaliar o desempenho da obra, e sim destacar os atributos bioclimáticos que contribuem para o conforto do ambiente construído, para integrar um acervo digital de referências – site.
Palavras-chave
bioclimatismo; permeabilidade ao vento; sombreamento; linguagem e representação gráfica; Escola Alto de Pinheiros
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