Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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MÉTODO, ESPAÇO E COLETIVIDADE: UMA PROPOSTA DE PLANO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE PROJETO
Bruno Melo Braga, Bruno Perdigão de Oliveira, Igor Lima Ribeiro

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir uma proposta de plano pedagógico para o ensino de projeto arquitetônico a partir de uma visão crítica ao modelo predominante no Brasil. Das problemáticas encontradas, parte-se de três questões fundamentais para estruturar este plano: a necessidade de uma agenda clara de atuação, o desenho do espaço para além do programa e a diluição da noção de autoria. Assim, o artigo se inicia com uma breve revisão crítica sobre o ensino de projeto arquitetônico no Brasil e seu estado atual, passando, posteriormente, à explicação mais detalhada dos três pontos defendidos para o plano pedagógico proposto a partir de bibliografias sobre o assunto, para, ao final, a título de considerações finais, relatar alguns exemplos práticos de aplicação a fim de levantar acertos, erros, dificuldades e possíveis desdobramentos das experiências realizadas até o momento.

Palavras-chave


Projeto arquitetônico; Ensino de projeto; Metodologia de projeto.

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