Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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O CROQUI NO PROCESSO CRIATIVO E NO ENSINO DO PROJETO DE ARQUITETURA
Adriana Castelo Branco P Araujo, Cibele de Oliveira P. Gomes, Camila Bandeira Pinheiro Landim

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O desenho à mão livre (croqui) é considerado uma forma de expressão, uma linguagem que facilita a comunicação na relação do ensinar-aprender, sendo mais tátil e rápido, livre das restrições do campo virtual de representação. A prática dos croquis constitui um procedimento importante, pois transmite as primeiras intenções do partido arquitetônico a ser criado. O objetivo deste estudo consiste em avaliar a utilização do desenho à mão livre como técnica criativa e ferramenta de comunicação no processo de desenvolvimento e ensino do projeto arquitetônico em cursos de Arquitetura e Design de Interiores. A metodologia utilizada na presente pesquisa tem caráter exploratório considerando aspectos qualitativos na medida que faz uma revisão de literatura através de livros e artigos científicos sobre o tema e quantitativa, realizando um questionário com docentes e alunos dos referidos cursos em diferentes Universidades de Fortaleza. Diante dos resultados da pesquisa pôde-se observar que, mesmo com todo o aparato de programas e novas tecnologias disponíveis para auxiliar no processo projetual, presentes desde os primeiros semestres dos cursos de arquitetura e design, docentes e alunos, entendem que o croqui é de extrema importância para o processo criativo, sendo relevante tanto no aprendizado como ao longo de toda a profissão.


Palavras-chave


desenho à mão livre; desenho arquitetônico; processo criativo; aprendizagem; croquí.

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