Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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UMA REFLEXÃO SOBRE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DE AMBIENTES UNIVERSITÁRIOS
Vanessa Mendes Argenta, Maristela Moraes de Almeida

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão sobre os processos de avaliação de ambientes educacionais de nível superior, avaliando os aspectos que revela e os que não evidencia. Foram pesquisadas referências em bases de dados de publicações científicas e em repositórios de teses e dissertações. Na introdução é apresentada a motivação do estudo e depois são apresentados os conceitos de Qualidade do ambiente construído, Estudos Pessoa-Ambiente (EPA) e Estudos das Relações entre Ambiente Construído e Comportamento – RACs. Por fim, é apresentada reflexão sobre os processos típicos de avaliação de ambientes universitários, especialmente as Avaliações Pós-Ocupação - APOs, considerando suas potencialidades e fraquezas; apresentação de outros processos de avaliação possíveis com abordagem fenomenológica e finalmente a conclusão. Estas reflexões fazem parte de pesquisa em andamento sobre a avaliação de ambientes universitários da Universidade Federal de Santa Catarina.


Palavras-chave


Avaliação Ambiental; Ambientes universitários; RACs.

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