Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS E A TECNOLOGIA CONSTRUTIVA EM MADEIRA: UM ESTUDO DE CASO DAS MORADIAS INFANTIS DE FORMOSO DO ARAGUAIA (TO).
Haziel Pereira Lôbo

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Desde o movimento pós-moderno, iniciado em meados dos anos de 1960, a arquitetura vem passando por mudanças quanto ao modo de construir. A relação da obra com o sítio, levando em conta o papel central dos usuários nesse processo e o avanço de novas tecnologia construtivas proporcionaram novas formas de se conceber um edifício. Essas tendências contemporâneas vêm influenciando uma nova geração de arquitetos, como por exemplo, o escritório Aleph Zero que projetou uma nova moradia para crianças no interior de Tocantins (TO), em Formoso do Araguaia. O uso da madeira foram uma das características marcantes dessa arquitetura que teve a participação social como eixo central nas decisões tomadas ao longo da construção. Sendo assim, esse trabalho tem por intuito refletir sobre esse novo modo de pensar a arquitetura em meio às discussões da contemporaneidade e incentivar novas pesquisas nesse campo de estudo.

Palavras-chave


arquitetura contemporânea; madeira; moradias infantis

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.