Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
TENDENCIAS DE LA ENSEÑANZA E INVESTIGACIÓN EN CONFORT AMBIENTAL Y EFICIENCIA ENERGÉTICA
Jorge Hernán Salazar Trujillo

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Aprendizagem autônoma é a capacidade de aprender sobre algo sem que alguém precise ensiná-lo. Não é da competência exclusiva de pessoas com pós-graduação, mas quando os mestrados e doutorados monopolizam as oportunidades de pesquisa, eles enviam a mensagem errada: as únicas pessoas que podem pesquisar são aquelas que atingem esse nível de educação. Ao evitar uma distinção tão nítida entre projetos de pesquisa e projetos de ensino, é possível começar a explorar situações didáticas que são ao mesmo tempo. Os princípios pedagógicos que deram origem a um grupo de pesquisa que há 20 anos explora maneiras de educar sobre conforto ambiental e eficiência energética em um programa de arquitetura são apresentados aqui. O aprendizado derivado de ser cientificamente produtivo ao trabalhar com estudantes de graduação também é compartilhado.

 

VERSIÓN EN ESPAÑOL

El aprendizaje autónomo es la capacidad de aprender acerca de algo sin necesidad de que alguien lo tenga que enseñar. No es una competencia exclusiva de las personas con estudios de posgrado, pero cuando maestrías y doctorados monopolizan las oportunidades de investigación, emitien un mensaje erróneo: las únicas personas que pueden investigar son aquellas que llegan a ese nivel de formación. Si se evita una distinción tan marcada entre proyectos de investigación y proyectos de enseñanza es posible comenzar a  explorar situaciones didácticas que son ambas cosas al mismo tiempo. Se presentan aquí los principios pedagógicos que dieron origen a un grupo de investigación que desde hace 20 años explora maneras de educar en Confort Ambiental y Eficiencia Energética en un programa de arquitectura. Se comparten también los aprendizajes derivados de ser científicamente productivos cuando se trabaja con estudiantes de pregrado.


Palavras-chave


Investigación; Pregrado; Estrategias didácticas; Formación tecnológica

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.