Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
Incursões pelos Mercados de Goiânia: uma experiência didático-metodológica
Fernando Antonio Oliveira Mello, Christine Ramos Mahler

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este trabalho é produto da incursão de dois professores com seus alunos pelos mercados de Goiânia. O desafio era elaborar uma disciplina que tratasse de intervenção em espaços edificados, por meio da experimentação de um processo didático-metodológico que transitasse pelo ensino, pesquisa e atividades extensionistas. A partir do tema Trocas e Eventos na Cidade: os Mercados de Goiânia, a ideia foi assumir o ateliê como um espaço gerador de multiplos produtos, que conciliasse a vocação original do lugar, o mercado original e suas apropriações recentes. Por uma pesquisa documental, os mercados foram analisados como objetos de longa duração histórica e de resistência no contexto pós-industrial. Utilizando a deriva e a cartografia como ferramentas metodológicas, foi possível explorar os mercados de Goiânia como espaços de trocas e de vivências e como peças de resistência em um processo de reinvenção e de ressignificação na cidade contemporânea. Como produtos, foram desenvolvidos uma documentação específica, propostas arquitetônicas e um Guia dos Mercados de Goiânia. O artigo pretende, como resultado, ativar discussões acerca do ensino de arquitetura no século XXI.


Palavras-chave


Mercados; Goiânia; Ensino; Projeto; Patrimônio Cultural

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.