Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO NO BRASIL: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACERCA DO EXERCÍCIO PROJETUAL
Heitor de Andrade Silva, Maísa Fernandes Dutra Veloso

Última alteração: 2020-08-19

Resumo


Os Mestrados Profissionais no Brasil surgem num contexto de retomada de uma formação continuada, com enfoque na atualização de profissionais atuantes na sociedade tanto no que se refere a métodos e técnicas, como a ferramentas (meios) de concepção e desenvolvimento de projetos com impacto social.  Na área de Arquitetura e Urbanismo, respondem, em geral, a demandas existentes e se constituem exercícios de reflexão sobre a prática com base em referências teóricas e científicas. Distinguem-se dos cursos stricto sensu acadêmicos sobretudo pelo caráter propositivo: um projeto de intervenção para solucionar determinado problema socioambiental. Muitos programas assumem enfoque multidisciplinar, abrangendo diferentes formações e disciplinas. Atualmente, existem 10 programas profissionais em Arquitetura e Urbanismo (AU), que englobam diferentes temáticas e profissionais (arquitetos, engenheiros e designers, principalmente), dedicando-se a práticas de reflexão e ações no campo da Arquitetura e Urbanismo e do Paisagismo. Esta sessão livre se propõe a promover uma reflexão sobre as experiências pedagógicas no âmbito da pós-graduação profissional em AU com enfoque no projeto de intervenção no espaço, notadamente quanto aos métodos e instrumentos de concepção e desenvolvimento projetual e sua relação com a sociedade.

No trabalho 01, os autores discutem a “prática projetual nos ateliers integrados do curso de mestrado do Programa Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPAPMA/UFRN)”, destacando “a sua relação com o meio socioprofissional e a contribuição para a melhoria dos ambientes construídos da região em que se insere”, a partir da qualificação profissional de arquitetos urbanistas e engenheiros civis.

O trabalho 02 apresenta a proposta pedagógica do MP-CECRE UFBA que, segundo aos autores, “tem o conjunto das disciplinas de Atelier como traço estruturante que dá apoio ao aluno no desenvolvimento do projeto final de conservação, consolidação, restauração, requalificação, revitalização, reciclagem, renovação (....) que o pós-graduando defina como estratégico “para a recuperação de seu objeto, defendido publicamente como Trabalho de Conclusão de Curso“.

O trabalho 03 destaca a experiência do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ/UFRJ enfatizando as “novas concepções acerca do valor patrimonial atribuído a edificações, sítios urbanos e conjuntos paisagísticos”, as quais “voltam-se ao estudo das comunidades em torno desses ambientes, considerando seus usos, costumes e tradições, e o papel que cumprem nos esforços em prol de sua preservação”.

O trabalho 04 “discute as interrelações entre ensino e prática profissional, a partir da experiência das Oficinas de Projeto conduzidas no Mestrado Profissional em Arquitet­ura Paisagística - MPAP, do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB”, da FAU-UFRJ. Procura também contribuir para uma discussão, no âmbito de outros MPs em Arquitetura e Urbanismo, sobre as possibilidades em comum em torno desta abordagem.

O trabalho 05 enfatiza o emprego de tecnologias digitais em atividades acadêmicas do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos/RS, “exploradas, inicialmente, através da disciplina Tecnologias Digitais na Arquitetura Sustentável”. O objetivo é “investigar maneiras de ampliar a sustentabilidade e a eficiência das edificações por meio da utilização das tecnologias digitais seja em nível de projeto, representação, análise e/ou execução”.

Palavras-chave


Mestrados Profissionais em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo; Práticas Pedagógicas; Atelier de Projeto.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.