Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
O TERRITÓRIO (E SUA MEMÓRIA) PELO OLHAR DOS MORADORES A PARTIR DE DOCUMENTOS CONSTRUÍDOS POR ELES: OS ALMANAQUES DE PATROCÍNIO PAULISTA.
Beatriz Alves Goulart Rocha, Claudia dos Reis e Cunha

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que busca ressaltar a importância da participação da população na preservação do patrimônio em cidades pequenas. Ainda pouco abordadas, estas cidades sofrem com carências específicas, como ocorre também quando se trata da falta de fontes documentais que revelem sua história a partir de uma abordagem especializada. Dessa forma, reconhece-se nos Almanaques Históricos, geralmente escritos por pessoas que tenham alguma relação com o local, um instrumento que permite analisar a construção de uma memória da cidade, feita em grande parte pelos próprios moradores, e assim, reconhecer a ocupação do território a partir de seus relatos. Para isso, toma-se como estudo a cidade de Patrocínio Paulista, interior de São Paulo, que conta com dois Almanaques e que os têm como principal referência documental.

Palavras-chave


Almanaque Histórico; História da cidade; Memória; Identidade.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.