Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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Arte e Cidade nas escolas do Distrito Federal
Julia Mazzutti Bastian Solé

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este artigo busca a abordar de maneira breve o enfrentamento de questões metodológicas do ensino artístico na educação básica no Distrito Federal, pensando a partir da perspectiva da localidade e da inserção da história e vivência urbanas. Diante da questão da central da pesquisa, que consiste em buscar conhecer meios, linguagens e processos que tornem a educação artística interesse para os alunos do ensino básico brasileiro. A presente investigação é elaborada a partir de uma análise do projeto educacional de Brasília de Anísio Teixeira, olhando também para as diretrizes curriculares e outros documentos oficiais que pautam os conteúdos e atividades ministrados nas disciplinas de artes, de forma a identificar como o ensino artístico tem sido tem sido tratado, da década de 1950 aos dias de hoje. Somado a isso, apresenta-se a trabalho de campo realizado pela pesquisadora em uma escola de ensino fundamental em Ceilândia. Essa experiência constitui fonte de pesquisa uma vez que permite avaliar como o plano de Anísio Teixeira evoluiu ao longo do tempo e alcançar criticamente proposições e verificações de resultados de materiais didáticos e atividades elaborados visando a história e a vivência urbana local.


Palavras-chave


Arte e Educação; Experiência; Ceilândia; História Urbana; Metrópole Brasília.

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