Última alteração: 2020-08-15
Resumo
A experiência da busca por construções de hipóteses que visam pensar e repensar o lugar do projeto, feitas a partir da prática indissociável de pesquisa, ensino e extensão relatada, partem como questão central à condição urbana contemporânea. É esta condição que imprime necessária aproximação teórica, cartográfica, analítica e crítica à prática pedagógica, por meio de áreas em transformação no âmbito da cidade de São Paulo, visando promover reflexão crítica acerca da centralidade do acesso à terra e ao uso do seu espaço público como garantia de direitos na cidade.
A partir desta premissa, coloca-se como desafio desencadear pesquisa de hipóteses de projeto, na escala do desenho urbano e dos edifícios públicos, a serem informadas e constituídas pelos processos de realização e uso do espaço da cidade, sua apropriação, estruturas físicas e dinâmicas urbanas, identificadas a partir do recorte territorial proposto.
Os projetos desenvolvidos em Ateliê de Projeto são motivados por diálogo direto com agentes sociais que atuam na disputa pelo território, pautados por referencial teórico, informados pela condição da cidade real, com vistas à cidade desejada, tendo como tema a vida pública, as características do lugar, as microdinâmicas e as estruturas físicas urbanas, de maneira a motivar ações na cidade que sejam possibilidades outras, para além da legislação urbanística, do marco regulatório e em oposição ao mundo urbano desigual. Pretende-se discutir e questionar os padrões de desigualdade que caracterizam o processo de urbanização contemporâneo, reconhecendo e explicitando atores e interesses incidentes no conflito.