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ESTUDO PARA SISTEMA CICLOVIÁRIO A PARTIR DA ACESSIBILIDADE TOPOLÓGICA NO BAIRRO DE PONTA NEGRA, NATAL
agatha knox figueira

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O tema deste trabalho é mobilidade urbana, seu objetivo apontar subsídios para a definição de rotas cicláveis mais seguras e acessíveis aproveitando o potencial de acessibilidade da configuração e dos usos em Ponta Negra. Para isto, é feita uma análise configuracional do sistema viário da cidade, utilizando a metodologia da sintaxe do espaço de Hillier e Hanson (1984). O ciclismo enquanto um modal de mobilidade urbana se insere na discussão sobre direito à mobilidade e direito à cidade, carecendo a cidade de Natal e o bairro de Ponta Negra de infraestrutura adequada de apoio a ciclistas. O bairro destaca-se na cidade com o 6º maior número de viagens de bicicleta, porém, a infraestrutura existente voltada a ciclistas é fragmentada e insegura, interrompendo-se nos limiares do bairro e concentrando-se em áreas de interesse turístico, negligenciando a sua inserção no sistema de transporte urbano, bem como o estímulo ao aumento na quantidade de viagens. São discutidos os casos, com ênfase para aqueles comuns em várias cidades, e as soluções propostas a partir da análise configuracional, recomendando a prioridade de intervenção em determinadas áreas e vias, com implantação de infraestrutura cicloviária, ajustes de desenho urbano e sinalização viária. Leva-se em consideração aspectos como a hierarquia das vias, sua acessibilidade e distribuição de usos em seus lotes, entre outros, visando um trânsito acessível, democrático e seguro para todos os seus usuários, efetivando o direito à mobilidade. Neste trabalho é abordada a relação entre os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, trajetos georreferenciados, acessibilidade, usos do solo e infraestrutura cicloviária implantada, buscando compreender as compatibilidades espaciais entre todos os conjuntos de dados.



Palavras-chave


mobilidade ativa, sintaxe do espaço

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