Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
SOBRE REPERTÓRIO E OUTRAS CONTROVÉRSIAS
Flavio de Lemos Carsalade

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este trabalho aborda algumas controvérsias teóricas e conceituais na pesquisa e no ensino de projeto de arquitetura e urbanismo, transcrevendo um diálogo intelectual entre dois professores seniores. Primeiramente são apresentados os argumentos da professora Maria Lúcia Malard contrários ao entendimento da Arquitetura como linguagem e contestando a utilidade de algumas estratégias didático/pedagógicas para a “formação de repertório” no ensino de projeto. Em seguida apresenta-se a réplica do professor Flávio Carsalade, que justifica argumentativamente a pertinência e utilidade dessas estratégias, enfatizando a importância das pré-existências no processo cultural. O debate fica aberto. Espera-se o seu prosseguimento, rumo ao exame de outras controvérsias.


Palavras-chave


repertório arquitetônico. linguagem arquitetônica. ensino de projeto

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.