Última alteração: 2020-08-15
Resumo
Os requisitos funcionais e de segurança operacional que impactam o uso do solo no entorno dos aeroportos exigem atenção especial dos planejadores no sentido de viabilizar sua integração urbana. Este artigo analisa a integração do planejamento aeroportuário e urbano dos aeroportos de Curitiba, com destaque para o ruído aeroportuário, cujo incômodo é o principal impacto ambiental relatado, sendo inclusive prejudicial à saúde e ao bem-estar das pessoas expostas nas áreas mais próximas das pistas de pouso e decolagem. Além do controle do ruído, o planejamento e gerenciamento do uso do solo nos aeroportos e suas vizinhanças envolve a necessidade de controle da altura das edificações e de usos do solo adjacentes, para evitar atividades de risco para as operações – tais como aquelas que produzam emanações, demandem o estoque de material inflamável ou explosivo ou provoquem a atração de fauna, entre outros. O artigo apresenta e analisa a cooperação entre os Aeroportos de Bacacheri e Afonso Pena e o Município de Curitiba, de 2006 a 2019, destacando o pioneirismo de Curitiba na adoção de recomendação de tratamento acústico para edificações em área fora do Plano de Zoneamento de Ruído do Aeroporto de Bacacheri.