Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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O URBANO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DE MEDELLÍN: MARKETING URBANO OU URBANISMO SOCIAL?
Bianca Camargo Martins

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


A cidade de Medellín tem se destacado no cenário internacional por conta das transformações ocorridas durante as últimas décadas. O presente artigo tem como objetivo identificar qual foi o papel do urbano nos documentos que propunham a reinvenção da cidade e de que forma isso coaduna com o fundamento e as ferramentas do Planejamento Estratégico e do Marketing Urbano, vertentes do planejamento urbano que se combinaram ao ideário neoliberal e que foram amplamente difundidos na América Latina. Dessa forma, foram analisados os dois primeiros grandes Planos de Desenvolvimento de Medellín que propunham a reinvenção da cidade: 2004-2007 e 2008-2011. Trata-se, então, de uma pesquisa classificada como descritiva com objetivo exploratório, realizada através de análise bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apontam que o meio urbano foi amplamente explorado nas estratégias traçadas, se tornando o palco das transformações sofridas por Medellín. Ainda, fica evidente que o Município utilizou o Planejamento Estratégico e o Marketing Urbano para elaborar e executar suas propostas de desenvolvimento, mas que isso ocorreu através da difusão de uma nova teoria, chamada de Urbanismo Social, que agrega as estratégias do Planejamento Estratégico, porém a partir de um viés social.


Palavras-chave


Medellín; Plano de Desenvolvimento; Marketing Urbano.

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