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A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. Os resumos e os artigos deverão ser enviados pelo site do evento.

2. A organização do 3º Congresso de Contabilidade e Governança confirmará o recebimento dos resumos e artigos por email dirigido ao(s) autor(es).

3. Os resumos e artigos enviados devem se vincular a uma das oito áreas temáticas do evento.

4. Serão aceitos resumos e artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês

5. A submissão dos artigos para o congresso deverá ser feita em dois arquivos utilizando o Template 1 e Template 2 em formato “PDF”, conforme informações a seguir:

Para o Consórcio Doutoral haverá a submissão de apenas um arquivo no campo “Documento Original” de acordo com as diretrizes para o Consórcio Doutoral.


ARQUIVO 1 (Template 1)

Arquivo com o trabalho completo, sem o nome dos autores, incluindo:

Título do trabalho;

Resumo;

Trabalho completo, incluindo suas seções constitutivas, referências e anexos/apêndices, se houver.

Submeter no campo “Documento Original”

ARQUIVO 2 (Template 2)

Primeira Página, incluir:

a. Título do trabalho;

b. Autores/Instituição de vínculo dos autores;

c. Resumo do trabalho;

d. Método da Pesquisa[1]: informar apenas um, dentre os sete a seguir, que mais se relaciona com a pesquisa:

MET1 – Analítico/Modelagem;

MET2 – Estudo de Caso/Campo;

MET3 – Arquivo /Banco de Dados;

MET4 – Experimental/Quase-Experimental;

MET5 – Ensaio Teórico;

MET6 – Crítico/Interdisciplinar;

MET7 – Survey;

e.Área de Conhecimento da Pesquisa(informar apenas uma, dentre as oito áreas a seguir):

AT1 – Auditoria e Perícia;

Engloba pesquisas relacionadas a temas que enfoquem a área de Auditoria (interna e externa) e Perícia, aplicadas em todos os ambientes, que envolva a contabilidade.

AT 2 – Contabilidade e Educação;

Abrange pesquisas sobre o ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis, considerando as técnicas, modelos, métodos e instrumentos que tratem de aspectos inerentes à melhoria da pesquisa em educação na área contábil.

AT 3 - Contabilidade Financeira;

Envolve pesquisas de temas relacionados aos procedimentos de mensuração, reconhecimento e evidenciação das informações contábeis, que influenciem o processo decisório do usuário externo, excetuando pesquisas que envolvam os mercados financeiros, de créditos e de capitais.

AT 4 - Contabilidade e Finanças;

Enfoca pesquisas que envolva aspectos relacionados aos mercados financeiros, de créditos e de capitais, vinculados à informação contábil para o processo decisório do usuário externo.

AT 5 - Contabilidade e Governança;

Abrange pesquisas que objetivem relacionar aspectos da elaboração, contabilização e utilização das informações contábeis, considerando os pressupostos da Governança Corporativa.

AT 6 - Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações;

Envolve pesquisas de temas relacionados aos processos de planejamento, execução, controle e gestão das informações contábeis, que influenciem o processo decisório do usuário interno.

AT 7 – Contabilidade e Setor Público;

Enfoca pesquisas que tratem de temas relacionados com orçamento, procedimentos de contabilização e evidenciação das informações do setor público.

AT 8 - Contabilidade e Sociedade;

Abrange temas emergentes da contabilidade, não especificados nas áreas anteriores, bem como, pesquisas aplicadas que influenciem diretamente à sociedade como, contabilidade tributária, contabilidade aplicada a agências reguladoras, contabilidade de setores específicos como, energia elétrica, entidades do terceiro setor, previdência privada, atuária, dentre outros.

 

Segunda Página em diante

O texto completo a partir da Introdução

Submeter no campo “Documento Suplementar”


6. Admitem-se abordagens interdisciplinares, nas seguintes perspectivas metodológicas:

Analítico/Modelagem – representação de um conceito ou processo por meio de dedução lógica para responder uma questão de pesquisa

Estudo de caso/Campo – pesquisas que adotam os métodos de etnografia, observação, entrevistas etc.

Arquivo/Banco de Dados – pesquisa com dados numéricos submetidos à análise estatística para teste de hipóteses

Experimental/Quase-experimental - situações criadas pelos pesquisadores com o objetivo de investigar se as causas previstas pela teoria para um determinado fenômeno se confirmam

Ensaio Teórico - texto que discorra sobre ideias e pensamentos relacionados a um determinado tema, com desenvolvimento lógico e argumentativo; método de perspectiva e investigação histórica do pensamento e práticas contábeis; análises de conteúdo.

Crítico-interdisciplinar – pesquisas com temas que ultrapassem os limites de uma disciplina ocasionando o desenho da interelação de várias disciplinas, baseada na teoria crítica.

Survey- levantamento de dados para fins exploratórios, descritivos ou confirmatórios

7. Os trabalhos devem ser apresentados em versão definitiva, não sendo aceitas correções posteriores à remessa.

8. Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e três coautores, no total de quatro pesquisadores.

9. Só será permitida a submissão de até três trabalhos, como autor principal ou coautor.

10. Os resumos e artigos devem ser elaborados no formato abaixo definido (Como submeter artigos)

11. Os resumos e artigos que não respeitarem as normas de submissão do presente Edital e Anexo serão desconsiderados pelo Comitê Científico.

12. O processo de submissão, avaliação e aprovação de trabalhos observará ao seguinte cronograma:

  • De 01/06/2017 a 31/07/2017: Submissão de trabalhos
  • De 01/08/2017 a 07/09/2017: Avaliações dos trabalhos
  • 08/09/2017: divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação, na página eletrônica oficial do 3º Congresso de Contabilidade e Governança
  • 08/09/2017 a 30/09/2017: Inscrições de autores
  • 01/09/2017 a 31/10/2017: Período das inscrições dos congressistas
  • 16/10/2017: Divulgação da programação preliminar do evento
  • 17/11/2017: Divulgação da programação definitiva do evento

13. Uma vez divulgado o resultado dos artigos selecionados, espera-se que pelo menos um dos seus autores/coautores confirme sua inscrição e participação no congresso para apresentar o trabalho. A inscrição deve ser feita por trabalho aprovado, ou seja, caso um único autor submeta três artigos e estes venham a ser aprovados, este autor deverá fazer três inscrições e efetuar os respectivos pagamentos (será dispensado do pagamento do jantar), salvo se um coautor fizer uma nova inscrição e efetuar o respectivo pagamento. O planejamento das etapas seguintes do evento assume que todos os trabalhos aprovados serão apresentados. Portanto, a Comissão Executiva do Congresso UnB de Contabilidade e Governança poderá recusar a participação, em até 2 eventos subsequentes, dos autores e coautores de trabalhos aprovados que não confirmarem sua inscrição no congresso.

14. Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do 3º CCGUnB, que também poderá esclarecer eventuais dúvidas dos interessados, podendo ser contatada por meio do endereço eletrônico.


 

Como submeter artigos

Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) devem se cadastrar no portal do Congresso , no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:

  1. Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: PDF, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12, espaço simples entre linhas e 6 pontos antes e depois de parágrafos.
  2. O artigo deverá conter no mínimo 11 e no máximo 20 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos.
  3. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. Colchetes deverão ser usados dentro de textos com aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.
  4. O título deverá conter até 10 palavras (excluídos artigos e pronomes) e representar o 'menor resumo' do conteúdo do artigo.
  5. Inserir o título na primeira página do trabalho, com as primeiras letras de cada palavra em maiúscula, seguido de resumo e palavras-chave, sem identificação do(s)autor(es).
  6. O autor deverá apresentar em arquivo separado página contendo: título do trabalho na língua em que foi escrito, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) das seguintes informações: titulação mais alta e área de conhecimento, filiação com nome da instituição e unidade a que pertence, endereço, e-mail, telefone.
  7. O número máximo de pesquisadores por artigo é 4 (1 autor e 3 coautores), ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto. Nomes de outras pessoas que tenham participado de forma indireta da elaboração deverão ser indicados em nota de rodapé na folha de rosto do Arquivo 2.
  8. O resumo do texto, na língua em que o artigo foi escrito, deve conter até 1.350 caracteres, com espaços, e indicar, de forma clara: objetivo, método, fundamentação teórica (teoria e modelo, que dão sustentação conceitual à pesquisa), resultado, as conclusões decorrentes dos resultados, as principais contribuições do estudo, bem como, de três a cinco palavras-chave.

15. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. Referências completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA.Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.).Washington, DC: Author.

16. As notas devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto, e apresentadas no final do artigo, após as referências.

17. Anexos e apêndices são inseridos após as referências.

18. Fast-track: o (s) autor (es) dos melhores artigos, de acordo com a pontuação obtida e apresentados no 3º CCGUnB, poderão ser convidados a participar de Fast-Track, e caso haja interesse, submeter às revistas:

- Revista de Contabilidade e Organizações - http://www.revistas.usp.br/rco - A2

- Contabilidade, Gestão e Governança - https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil - B1

- Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão - http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/ufrj - B2

- Revista Evidenciação Contábil & Finanças - http://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/index - B3

- Journal of Financial Innovation - http://www.ibrif.org/ojs/index.php/jofi - B3

A opção pelo fast-track não implica em aceitação dos trabalhos por parte das revistas uma vez que o processo de avaliação das mesmas é independente. O que ocorre é uma maior agilidade na avaliação do trabalho por parte das revistas mencionadas. Como norma, um mesmo artigo não poderá ser submetido simultaneamente a mais de uma revista.


Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os artigos submetidos à apreciação do 3º Congresso de Contabilidade e Governança devem ser inéditos no Brasil para congressos e periódicos, e inéditos no exterior para periódicos, não estando sob processo de avaliação para publicação em nenhum outro veículo de divulgação.
  2. A identificação de autoria deste trabalho foi totalmente removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo.
  3. Os arquivos para submissão não podem ultrapassar 2MB.
  4. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  7. A Comissão Executiva do Congresso UnB de Contabilidade e Governança poderá recusar a participação, em até 2 eventos subsequentes, dos autores e coautores de trabalhos aprovados em congressos, que não confirmarem sua inscrição no congresso.


[1] Para fins de simplificação, os métodos foram agrupados e limitados em 7 categorias. Portanto, admite-se que haja heterogeneidade de conceitos dentro da mesma categoria;

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Forma e Preparação de Manuscritos: Os projetos submetidos deverão conter os seguintes elementos: (1) Resumo, de no máximo uma página, contendo o título do trabalho, a subárea (contabilidade gerencial, contabilidade do setor público, contabilidade e governança, e contabilidade financeira e finanças) a que pertence de 3 a 5 bullet points que resumem os principais objetivos e resultados (se for o caso) da pesquisa e uma lista de no máximo 6 palavras-chave; (2) Introdução, de no máximo 1 página, contendo relevância`, questões de pesquisa e contribuição esperada; (3) Teoria, de no máximo 3 páginas, contendo revisão da literatura e modelo de pesquisa; (4) Método, de no máximo 3 páginas, contendo os elementos básicos da metodologia de pesquisa. O texto deverá obedecer à seguinte formatação: Folha A4; Fonte Times New Roman, tamanho 12; Parágrafo anterior e posterior “0” pontos, entre linhas “1,5”, alinhamento justificado; Margens esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm. As referências bibliográficas devem ser citadas no corpo do artigo com indicação do sobrenome do(s) autor(es), ano e página de publicação, listadas conforme a norma APA.

    Junto ao projeto, como documento suplementar, o candidato deverá submeter uma carta de concordância do orientador.

  2. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  3. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  4. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  5. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.