Última alteração: 2022-04-29
Resumo
Os dispositivos móveis tem facilitando a nova geração de crianças um maior acesso à informação, haja vista que cada vez mais cedo passam a utilizar a Internet e um conjunto de aplicativos por meio de dispositivos eletrônicos. Além disso, a pandemia da COVID-19 e o distanciamento social imposto como medida de contingenciamento do vírus, favoreceu para que as crianças passassem mais tempo sozinhas em casa, e com isso ficando mais expostas a tela e consequentemente aos perigos da internet. Nesta perspectiva, o objetivo do projeto foi conscientizar e orientar as crianças de 06 a 12 anos integrantes da AABB Comunidade Casa Azul Brasília sobre os benefícios e riscos da internet, envolvendo-as em discussões e reflexões sobre as atitudes de cada uma na rede. Para tanto, foram realizados três encontros via Google Meet. No turno matutino com os educandos da Vila Telebrasília e no turno vespertino com os educandos de São Sebastião. No primeiro encontro, focou-se nos cuidados ao usar redes sociais, conversas online, uso de jogos, privacidade, cyberbullying e leis. No segundo, discutiu-se sobre o livro "A internet segura do Menino Maluquinho", foram dadas dicas de jogos educativos, bibliotecas digitais, museus virtuais, canais de exercícios guiados, bem como de sites e canais de estudo. No terceiro, dialogou-se sobre casos reais de perigo na rede, a importância de conversar com um adulto de confiança sobre situações que causem desconforto na internet e canais de denúncia para crimes cibernéticos. Ao final do projeto, os educandos criaram uma campanha publicitária sobre os riscos da internet para externalizar por meio da arte os aprendizados assimilados durante os encontros. Ao longo do projeto, observou-se uma participação significativa por parte dos educandos de São Sebastião que interagiram bem e tornaram a discussão produtiva e a aprendizagem colaborativa, porém como pontos negativos ressalta-se a falta de acesso à internet por alguns educandos, bem como o horário escolhido para a aplicação do projeto no turno matutino que coincidiu com o momento de preparação para saída para escola. Assim, partindo do pressuposto que a melhor prevenção é a informação, o projeto cumpriu o objetivo de desenvolver nas crianças participantes habilidades de defesa frente à situações de perigos na internet, formando-os de maneira crítica e reflexiva para que saibam identificar potenciais riscos do mundo virtual, bem como utilizar a internet de forma consciente e responsável.