Portal de Conferências da UnB, Colóquio De Estágio Em Serviço Social – 2º/2021

Tamanho da fonte: 
Violência não - combate à violência institucional
Ingrid Moura Montenegro

Última alteração: 2022-04-30

Resumo


O presente projeto objetiva promover  aos profissionais formados e em formação em equipe multiprofissional, em formato de oficina a discussão sobre a violência institucional dentro do campo da saúde, em especial às pessoas que  vivem com HIV/aids, bem como a interseção de violências a partir dos determinantes sociais da saúde. Dessa  forma,  visa  auxiliar  a equipe multiprofissional a entender o que é a violência e suas tipologias, os direitos dos pacientes e a importância da humanização dos atendimentos, com a finalidade de combater a violência institucional, a partir do conhecimento anterior sobre o que é violência e os direitos dos pacientes. Tem-se  como  parte integrante  do  objetivo  do projeto, que seja um meio de combate à situações de violência dentro do sistema de saúde, bem como fortalecimento de vínculos da equipe multiprofissional.

Na carta de serviços ao usuário, encontra-se os princípios institucionais do Hospital Universitário de Brasília são eles: a missão de cuidar de pessoas e desenvolver o ensino e a pesquisa em harmonia com o Sistema Único de Saúde; Ser um hospital de excelência acreditado para cuidados de média e alta complexidade, ensino e pesquisa em um contexto humanizado e interdisciplinar; Valores como transparência, compromisso social, solidariedade, responsabilidade ambiental e compromisso com a excelência.

A atuação do assistente social segue a perspectiva de acolhimento aos pacientes e usuários, identificação e orientação acerca de benefícios e programas sociais, bem como orientação sobre os direitos sociais previstos em leis específicas. Os atendimentos acontecem através de pedido de parecer e encaminhamento das unidades assistenciais internas, de acordo com a carta de serviços ao usuário, de 2019.

O projeto é resultado do estágio supervisionado 2, que se realiza no Hospital Universitário de Brasília, mais especificamente no Projeto Com vivência, que é voltado ao atendimento psicossocial de pessoas que vivem com HIV, o projeto integra a clínica de doenças infecto parasitárias.



Palavras-chave


Serviço Social; Violência; Estágio em Serviço Social; HuB