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O compromisso coletivo em tempos de pandemia
Última alteração: 2021-05-10
Resumo
Diante do contexto de pandemia, pode-se destacar um fenômeno que ganhou notoriedade: a ascensão das fake news. Para além dos efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus, o Brasil enfrenta outro grande desafio: as campanhas anti vacinação e a disseminação de fake news, colocando em risco a saúde e a segurança de toda a população brasileira. Seguindo os movimentos da totalidade, a dinâmica do espaço profissional e de estágio refletem essas expressões: comentários e posicionamentos de negação a vacina, assim como a propagação de falsas informações foram levantadas por participantes no desdobramento das atividades. Diante disso, a crise sanitária vivenciada insere novas demandas ao serviço social. Considerando isso, colocou-se como ponto fundamental a socialização de informações acerca da vacina, assim como a conscientização acerca dos impactos da pandemia e da disseminação de fake news para o bem coletivo e até mesmo individual. Tendo em perspectiva esse cenário, o projeto de intervenção se desdobrou em uma roda de conversa denominada “O compromisso coletivo em tempos de pandemia”. Seu principal objetivo foi trazer a discussão acerca da importância das ações coletivas, sobretudo em tempos de pandemia. Dessa forma, a atividade englobou temáticas acerca do senso de coletividade, a importância da vacinação, os perigos da disseminação de fake news e da automedicação neste contexto, assim como os impactos dos discursos negacionistas para a população. A atividade foi desenvolvida de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, com a participação da estudante de farmácia Thaís Reis, também pesquisadora, e contou com o número de vinte e dois participantes do Grupo dos Mais Vividos. Pretendeu-se, por meio da apropriação da dimensão pedagógica do serviço social para viabilização de um espaço de ação socioeducativa, orientado pela socialização de informações e pelo processo reflexivo.
Palavras-chave
Estágio em Serviço Social, Pandemia, Dimensão Pedagógica