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GARANTINDO DIREITOS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ELABORAÇÃO DE UM MANUAL PARA DOCENTES SOBRE OS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE
Última alteração: 2021-05-11
Resumo
O estágio curricular em Serviço Social integra um projeto político de defesa da qualidade na formação e no exerício profissional da/o Assistente Social. Neste período de distanciamento social e aulas remotas devido à pandemia de Covid-19, os desafios de se garantir uma experiência de estágio que sirva ao seu propósito se acumulam. O objetivo deste trabalho é apresentar minha experiência de estágio remoto em Serviço Social, com foco no meu projeto de intervenção, na Diretoria de Acessibilidade da Universidade de Brasília, sob supervisão acadêmica da professora Dra. Anabelle Carrilho e supervisão de campo da assistente social Géssica Albuquerque. A Diretoria de Acessibilidade (DACES) é responsável por implementar e executar uma política permanente de atenção às pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais específicas na Universidade de Brasília, visando a plena inclusão e integração desses estudantes na vida acadêmica e universitária. A DACES conta com um conjunto de recursos de acessibilidade para toda a comunidade acadêmica com deficiências da UnB. Contudo, a falta de familiariedade de muitos docentes com os temas de deficiências e acessibilidade impõe desafios à execução dos recursos. É essencial que os professores estejam cientes da política de acessibilidade da universidade, alinhados com suas diretrizes e princípios e tenham total entendimento sobre o seu papel no processo de garantia dos direitos dos estudantes com deficiências e necessidades educacionais específicas. Dessa forma, a proposta do presente projeto de intervenção é elaborar um manual direcionado para o corpo docente, sistematizando um série de informações e explicações sobre os recursos de acessibilidade, com uma abordagem de sensibilização e de informação. Com a execução desse projeto de intervenção, espera-se contribuir para o fortalecimento dos direitos dos estudantes com deficiências e necessidades educacionais específicas no cotidiano da Universidade de Brasília e ampliar o conhecimento do corpo docente sobre esses direitos.
Palavras-chave
Serviço Social; Estágio em Serviço Social; Universidade de Brasília; Acessibilidade