Última alteração: 2021-11-03
Resumo
Projeto de Intervenção realizado pela estagiária Maria Grazielle, com supervisão acadêmica da Professora: Marina Leite e supervisora de campo: Pilar Cler, no Serviço Social do Hospital Naval de Brasília, no dia 27 de setembro de 2021.
O projeto foi realizada por meio de uma roda de conversa, via remoto, com as famílias que participam do Grupo de Atendimento e Acompanhamento de Pessoas Especiais (GAAPE), que é o grupo responsável por indicar terapias interdisciplinares a pessoas com deficiências, em sua maioria crianças, que apresentam distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como: TEA; paralisia cerebral, deficiência intelectual ou sensorial. A indicação é realizada pelos profissionais do Hospital Naval, por meio de reuniões com as famílias e depois encaminhadas às clínicas credenciadas ao Programa de Atendimento Especial (PAE), um programa responsável pelos cuidados com pessoas com deficiências da Marinha do Brasil.
A live teve como proposta compreender e tirar dúvidas das famílias, além de realizar apoio às famílias neste momento de pandemia. Ademais, houve a confecção de folder sobre os direitos de pessoas com deficiências intra- Marinha do Brasil( MB) e extra-MB e kits em agradecimento aos participantes da live. Assim, o projeto de intervenção teve como objetivos: construir um espaço de diálogo com os familiares, corroborar na melhoria das relações interpessoais no ambiente familiar; identificar e registrar quaisquer problemas que possam ter com o paciente, identificar e encaminhar demandas de saúde ou sociais dos familiares e levar informações pertinentes referentes aos cuidados com paciente.
A atividade durou por 1h30m, com 14 familiares e a participação de uma assistente social, uma neuropsicóloga, uma estagiária de serviço social do Hospital Naval e uma psicóloga do Núcleo de Assistência Social (NAS) da Marinha do Brasil.