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Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão avaliados de forma cega por pelo menos dois membros do Comitê Científico, formado por professoras e professores indicados pelo programas de pós-graduação membros da ANPARQ. O tempo para avaliação será de 1 mês, conforme calendário da organização.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Local do Evento
Amares, Braga, Portugal
EIXOS TEMÁTICOS
1. Gestão de unidades familiares
Este eixo temático lança o desafio de pensar, de forma relacional e compreensiva, as políticas de gestão de unidades familiares com a finalidade de estimular a discussão de fenômenos contemporâneos. Para isso, reconhece as questões relacionadas ao processo de definição do modelo de gestão, sua implementação e monitoramento das ações, destacando o envolvimento de seus diferentes atores no território. Este último entendido aqui como o espaço dinâmico, concreto e abstrato onde ocorrem as trocas materiais e há o exercício da vida.
2. Gestão de cuidados primários em saúde
Este eixo aborda os determinantes da saúde mais vastos e incide sobre os aspectos completos e interrelacionados da saúde física, mental e social e do bem-estar. Procura descrever o conjunto de intervenções prioritárias oferecidas às populações. Espera-se neste eixo identificar: desafios na gestão de cuidados primários; instrumentos de gestão para aprimoramento das práticas de gerenciamento dos serviços em cuidados primários e gerenciamento de recursos materiais e de pessoas nos serviços de cuidados primários.
3. Gestão, Educação e Promoção da Saúde
Nesta temática, procura-se refletir sobre o desafio dos gestores públicos para desenvolverem práticas de Qualidade de Vida no Trabalho nos sistemas de saúde, bem como discutir estratégias que contemplem a eficácia, eficiência e efetividade dos trabalhadores que atuam nos sistemas de saúde no setor público e privado. Neste eixo, espera-se aprofundar a discussão sobre a formação de pessoas para a promoção da saúde; relatar experiências de articulação com órgãos educacionais, entidades sindicais, de fiscalização do exercício profissional e os movimentos sociais, tendo em vista a formação, o desenvolvimento profissional e o trabalho no setor Saúde. Importa destacar que trabalhos relativos à coordenação de planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área da saúde sejam os alvos para a promoção da saúde na sociedade.
4.Gestão econômica e financeira na Saúde
Este eixo temático discutirá metodologias e estudos para orientar a aplicação de métodos de avaliação; metodologias para apuração de custos ou para análise de custo-efetividade; avaliação e incorporação de tecnologias de saúde (processos, medicamentos, equipamentos, materiais); avaliação de processos, de políticas, programas e ações de saúde. Além disso, este eixo discutirá no âmbito da administração pública os critérios para alocação de recursos; fontes de financiamento e necessidades de financiamento.
5. Inteligência artificial para a gestão da política de saúde
Este eixo objetiva ampliar a discussão do uso das tecnologias aplicadas aos serviços públicos de saúde, bem como novas possibilidades para a execução das atividades de gestão da política de saúde. Para isso espera-se dos trabalhos, que respondam às seguintes questões: i) quais são as possíveis aplicações da IA na gestão da saúde? ii) como o uso de IA tem impactado na qualidade dos serviços de saúde? iii) que questões éticas estão envolvidas no uso de IA na saúde?
INDICAÇÕES PARA HOSPEDAGEM
Em breve
II CIGEPS - Atividade Pré-Congresso
Em breve.
Submissão e Diretrizes
DEADLINE: 15 de novembro de 2023 a 20 de fevereiro de 2024.
Template 1 - II CIGEPS - sem identificação dos autores; .doc ; documento original
Descrição: O artigo (sem a identificação de autoria) deverá ser inserido no template 1. Após ajustes, o template 1 deverá ser o arquivo a ser encaminhado para avaliação como "documento original" e em formado ".doc".
- Primeira página: Título do trabalho; Resumo; Palavras-chave; ; área temática
- Segunda página em diante: Corpo do texto, a partir da introdução, até as referências e apêndices/anexos.
Template 2 - II CIGEPS - com identificação dos autores; .pdf; documento suplementar
Descrição: O artigo (com a identificação de autoria) deverá ser inserido no template 2 . Após ajustes, o template 2 deverá ser o arquivo a ser encaminhado para avaliação como "documento suplementar não disponível aos avaliadores" e em formado ".pdf".
- Primeira página: Título do trabalho; Nome dos autores, instituições e e-mails; Resumo; Palavras-chave; método de pesquisa; área de conhecimento da pesquisa.
Segunda página em diante: Corpo do texto, a partir da introdução, até as referências e apêndices/anexos.
FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO
Os textos devem ser preparados por até 04 autores e devem digitados usando-se:
- Formato Microsoft Word;
- Papel tamanho A4;
- Espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Margens inferior e laterais de 2cm e superior de 3cm.
- O texto deve conter entre 11 a 15 páginas, incluindo as as Referências.
INSTRUÇÕES PARA O PREPARO DOS MANUSCRITOS
O artigo deverá conter no mínimo 11 e no máximo 15 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices.
Página de identificação: No documento para avaliação deve conter apenas o título do artigo (máximo de 16 palavras) em português, inglês e espanhol, sem abreviaturas e siglas. A sequência de apresentação do mesmo deve ser iniciada pelo idioma em que o artigo estiver escrito. Se for baseado em relatório de pesquisa, tese ou dissertação, monografia de final de curso, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada.
Atenção: Deve ser apresentado no documento suplementar, em alinhamento justificado, em negrito, conciso, informativo; nome(s) completo do(s) autor(es), indicando no rodapé da página a formação universitária, titulação, a função que exerce(m), a instituição a qual pertence(m), títulos e formação profissional, endereço para troca de correspondência, incluindo e-mail e telefone para contato. Solicitamos que seja incluído o ORCID de todos os autores ao submeter o artigo no portal da Revista.
Eixos-Temáticos
1. Gestão de unidades familiares
Este eixo temático lança o desafio de pensar, de forma relacional e compreensiva, as políticas de gestão de unidades familiares com a finalidade de estimular a discussão de fenômenos contemporâneos. Para isso, reconhece as questões relacionadas ao processo de definição do modelo de gestão, sua implementação e monitoramento das ações, destacando o envolvimento de seus diferentes atores no território. Este último entendido aqui como o espaço dinâmico, concreto e abstrato onde ocorrem as trocas materiais e há o exercício da vida.
2. Gestão de cuidados primários em saúde
Este eixo aborda os determinantes da saúde mais vastos e incide sobre os aspectos completos e interrelacionados da saúde física, mental e social e do bem-estar. Procura descrever o conjunto de intervenções prioritárias oferecidas às populações. Espera-se neste eixo identificar: desafios na gestão de cuidados primários; instrumentos de gestão para aprimoramento das práticas de gerenciamento dos serviços em cuidados primários e gerenciamento de recursos materiais e de pessoas nos serviços de cuidados primários.
3. Gestão, Educação e Promoção da Saúde
Nesta temática, procura-se refletir sobre o desafio dos gestores públicos para desenvolverem práticas de Qualidade de Vida no Trabalho nos sistemas de saúde, bem como discutir estratégias que contemplem a eficácia, eficiência e efetividade dos trabalhadores que atuam nos sistemas de saúde no setor público e privado. Neste eixo, espera-se aprofundar a discussão sobre a formação de pessoas para a promoção da saúde; relatar experiências de articulação com órgãos educacionais, entidades sindicais, de fiscalização do exercício profissional e os movimentos sociais, tendo em vista a formação, o desenvolvimento profissional e o trabalho no setor Saúde. Importa destacar que trabalhos relativos à coordenação de planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área da saúde sejam os alvos para a promoção da saúde na sociedade.
4.Gestão econômica e financeira na Saúde
Este eixo temático discutirá metodologias e estudos para orientar a aplicação de métodos de avaliação; metodologias para apuração de custos ou para análise de custo-efetividade; avaliação e incorporação de tecnologias de saúde (processos, medicamentos, equipamentos, materiais); avaliação de processos, de políticas, programas e ações de saúde. Além disso, este eixo discutirá no âmbito da administração pública os critérios para alocação de recursos; fontes de financiamento e necessidades de financiamento.
5. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A GESTÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE
Este eixo objetiva ampliar a discussão do uso das tecnologias aplicadas aos serviços públicos de saúde, bem como novas possibilidades para a execução das atividades de gestão da política de saúde. Para isso espera-se dos trabalhos, que respondam às seguintes questões: i) quais são as possíveis aplicações da IA na gestão da saúde? ii) como o uso de IA tem impactado na qualidade dos serviços de saúde? iii) que questões éticas estão envolvidas no uso de IA na saúde?
Os trabalhos devem ser apresentados em versão definitiva, não sendo aceitas correções posteriores à remessa.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e três coautores, no total de quatro pesquisadores.
Só será permitida a submissão de até três trabalhos, como autor principal ou coautor.
Os resumos e artigos devem ser elaborados no formato abaixo definido (Como submeter artigos)
Os resumos e artigos que não respeitarem as normas de submissão do presente Edital e Anexo serão desconsiderados pelo Comitê Científico.
Uma vez divulgado o resultado dos artigos selecionados, espera-se que pelo menos um dos seus autores/coautores confirme sua inscrição e participação no congresso para apresentar o trabalho. A inscrição deve ser feita por trabalho aprovado, ou seja, caso um único autor submeta três artigos e estes venham a ser aprovados, este autor deverá fazer três inscrições e efetuar os respectivos pagamentos, salvo se um coautor fizer uma nova inscrição e efetuar o respectivo pagamento.
O planejamento das etapas seguintes do evento assume que todos os trabalhos aprovados serão apresentados. Portanto, a Comissão Organizadora do II CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE poderá recusar a participação, em até 2 eventos subsequentes, dos autores e coautores de trabalhos aprovados que não confirmarem sua inscrição no congresso.
Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do II CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE, que também poderá esclarecer eventuais dúvidas dos interessados, podendo ser contatada por meio do endereço eletrônico.
ATENÇÃO PREZADOS AUTORES, O SISTEMA ACEITA APENAS UM ARQUIVO PARA SUBMISSÃO, SOLICITAMOS QUE O TEMPLATE 2 SEJA ANEXADO NA PARTE REFERENTE A DOCUMENTOS SUPLEMENTARES NO FINAL DO PROCESSO.
Inscrições
Autores trabalhos aprovados -
Participantes: entre 01/11/2023 a 10/04/2023
Valor das Inscrições*
Autores de artigos - 250 Euros
Autores de comunicação livre - 100 Euros
Participantes sem trabalhos - 150 Euros
Estudantes de graduação - 60 Euros
Link para inscrições: II Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde – ISAVE
(*) não há previsão de isenção de taxas de inscrição.
Comunicação Livre
A comunicação livre livre trata do "relato de experiência" no campo da saúde da família e ou/ cuidados primários em saúde.
O documento deve ter 03 páginas (A4) com resumo/abstract/resumen ; palavraschave; Relato em Si; Contribuições/Conclusões; Referências Bibliográficas;
O texto justificado deverá ser escrito em espaço simples, na fonte times New Roman.
Todo o texto deverá ser escrito de acordo com as normas Vancouver (Link : www.normasabnt.org/normas-vancouver/ )
Serão aceitos até 04 autores por relato de experiência
Link do template relato experiência
https://docs.google.com/document/d/1bEdOY8lJwIGvN2Tv2y9JeUuBuEDUx35-/edit?usp=drive_link&ouid=100572181730494114307&rtpof=true&sd=true
RESULTADO TRABALHOS APROVADOS CIGEPS 2024
Encontram-se disponíveis os resultados de trabalhos aprovados no II CIGEPS 24.
Acesso os resultados em II CIGEPS 24
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