Políticas das Modalidades

ET1. GESTÃO DE UNIDADES FAMILIARES

Este eixo temático lança o desafio de pensar, de forma relacional e compreensiva, as políticas de gestão de unidades familiares com a  finalidade de estimular  a discussão  de fenômenos contemporâneos. Para isso, reconhece as questões relacionadas ao  processo de definição do modelo de gestão, sua implementação e monitoramento das ações, destacando o envolvimento de seus diferentes atores no território. Este último entendido aqui como o espaço dinâmico, concreto e abstrato onde ocorrem as trocas materiais e há o exercício da vida.

Diretores
  • Luis Pisco, Departamento de Medicina Familiar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ET2. GESTÃO DE CUIDADOS PRIMÁRIOS EM SAÚDE

Este eixo aborda os determinantes da saúde mais vastos e incide sobre os aspectos completos e interrelacionados da saúde física, mental e social e do bem-estar. Procura descrever o conjunto de intervenções prioritárias oferecidas às populações. Espera-se neste eixo identificar: desafios na gestão de cuidados primários; instrumentos de gestão para aprimoramento das práticas de gerenciamento dos serviços em cuidados primários e gerenciamento de recursos materiais e de pessoas nos serviços de cuidados primários.

Diretores
  • André Nunes, Universidade de Brasília - UnB
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ET3. GESTÃO, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Nesta temática, procura-se    refletir sobre o desafio dos gestores públicos para desenvolverem práticas de Qualidade de Vida no Trabalho nos sistemas de saúde, bem como discutir estratégias que contemplem a eficácia, eficiência e efetividade dos trabalhadores que atuam nos sistemas de saúde no setor público e privado. Neste eixo, espera-se aprofundar a discussão sobre a formação de pessoas para a promoção da saúde; relatar experiências de articulação com órgãos educacionais, entidades sindicais, de fiscalização do exercício profissional e os movimentos sociais, tendo em vista a formação, o desenvolvimento profissional e o trabalho no setor Saúde. Importa destacar que trabalhos relativos à coordenação de planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área da saúde sejam os alvos para a promoção da saúde na sociedade.

Diretores
  • André Silva, Universidade de Brasília
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ET4. GESTÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA NA SAÚDE

Este eixo temático discutirá metodologias e estudos para orientar a aplicação de métodos de avaliação; metodologias para apuração de custos ou para análise de custo-efetividade; avaliação e incorporação de tecnologias de saúde (processos, medicamentos, equipamentos, materiais); avaliação de processos, de políticas, programas e ações de saúde. Além disso, este eixo discutirá no âmbito da administração pública os critérios para alocação de recursos; fontes de financiamento e necessidades de financiamento.

Diretores
  • Mariana Guerra, Universidade de Brasília
  • Mariana Guerra, Universidade de Brasília
  • André Nunes, Universidade de Brasília - UnB
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ET5. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A GESTÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE

Este eixo objetiva ampliar a discussão do uso das tecnologias aplicadas aos serviços públicos de saúde, bem como novas possibilidades para a execução das atividades de gestão da política de saúde.  Para isso espera-se dos trabalhos, que respondam às seguintes questões: i) quais são as possíveis aplicações da IA na gestão  da saúde? ii) como o uso de IA tem  impactado na qualidade dos serviços de saúde? iii) que questões éticas estão envolvidas no uso de IA na saúde?

Diretores
  • ANDREA GONÇALVES, UNIVERSIDADE DE BRASILIA
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

CONSÓRCIO DOUTORAL E MESTRAL

Consórcio Mestral e Doutoral do II CIGEPS tem como objetivo promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento e de ideias entre os pós-graduandos e docentes.

Consórcio Mestral e Doutoral contará com sessões exclusivas para apresentação dos projetos de dissertação de mestrado e de teses de doutorado, na forma de bancas examinadoras informais, composta por pesquisadores com experiência nas temáticas que estão sendo trabalhadas pelos mestrandos e doutorandos, no intuito de gerar contribuições para estes projetos em andamento.

Os projetos deverão ser enviados pelo sistema do evento, até às 23h59m do dia 30 de janeiro de 2024.

Diretores
  • João Bilhim, Universidade de Lisboa CAPP, ISCSP, Ulisboa
  • André Nunes, Universidade de Brasília - UnB
Não verificado Submissões Abertas Não verificado Avaliada pelos Pares

RELATO EXPERIÊNCIA

São apresentações de trabalhos (relato de experiência ou resultado de uma pesquisa) que acontecem dentro dos Eixos Temáticos, com tempo determinado. Os congressistas interessados em realizar a comunicação oral devem produzir um resumo (ver as regras e orientações para envio de Comunicação Oral) em português, inglês e espanhol com até 500 palavras e 5 palavras-chave.

Enquadram-se neste tipo de comunicação, trabalhos dos, além de estarem em acordo com os temas do Congresso, sejam resultados de pesquisas de campo qualitativas e/ou quantitativas ou ensaios acadêmicos.

Esse tipo de trabalho poderá ter apresentação em forma de pôster.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .