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Diretrizes para Autores

NORMAS CIENTÍFICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO I SIMReab:

Prazo para submissão dos Trabalhos Científicos: Até o dia 24 de outubro de 2021, às 23h59min.

Divulgação dos Resumos Aprovados: 01 de novembro de 2021.

Prazo para envio do e- poster digital e da apresentação oral: Até o dia 10 de novembro de 2021, às 23h59min.

1. PREPARAÇÃO DO RESUMO:

1.1. Estrutura e formatação do texto:

  • Quanto ao conteúdo, o resumo simples deverá seguir a estrutura formal do texto, ou seja, indicando breve introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados mais importantes e principais conclusões.
  • O resumo deve ser redigido na língua portuguesa, até no máximo 250 palavras, em um parágrafo único, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas.
  • Quanto à redação, os autores deverão buscar o máximo de precisão e concisão, evitando adjetivos e expressões como "o autor descreve".
  • Não devem ser citados autores dentro do resumo.
  • Em caso de uso de siglas, recomendamos que seja mencionada toda a descrição do termo na primeira vez que aparecer no texto.
  • O resumo deve ser seguido da lista de três a cinco palavras-chaves (sugere-se a consulta aos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde do LILACS (http:decs.bvp.br) para fins de padronização de palavras-chaves. Recomenda-se que as palavras-chave não sejam idênticas aos termos usados no título do resumo.

Título: Redigido em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12. Centralizado. Deve ser objetivo, conciso e informativo.

Autores: Os resumos deverão ter no máximo 5 autores por trabalho (incluindo o orientador, se houver). Os nomes devem vir abaixo do título. O nome do autor principal deverá vir primeiro, e o nome de cada coautor deverá ser informado por completo (Ex. Maria da Silva¹).

Afiliação: Deve estar presente relacionada a cada autor/coautor, vindo abaixo dos nomes e com espaçamento 1,5 (Ex: ¹Universidade de Brasília).

Objetivos: Devem ser redigidos com clareza e serem coerentes com a pergunta de pesquisa proposta pelo trabalho. A apresentação das hipóteses do estudo após os objetivos é opcional.

Método: Deve ser redigido em texto corrido e conter informações relativas à descrição dos participantes, aprovação do Comitê de Ética (número do CAAE) e em casos de estudos com animais (CEUA). Além disso, a seção de materiais e métodos deverá conter os procedimentos de avaliação, desfechos (quando houver), breve descrição dos equipamentos utilizados, procedimentos da intervenção (quando houver) e análise estatística. Outras informações que se julgarem necessárias podem ser incluídas, conforme o tipo de estudo e a critério dos autores, desde que não ultrapasse o limite de palavras.

Resultados: Devem apresentar os principais achados da pesquisa, com base em todo o procedimento descrito no método. Incluir resultados numéricos com indicação da significância (valor de P). No caso de estudos de intervenção, incluir o tamanho do efeito encontrado e o respectivo intervalo de confiança de 95% (IC 95%). As informações devem ser sucintas e objetivas.

Conclusão: Deve focar nos resultados encontrados e ter coerência com os objetivos propostos. Incluir as implicações práticas/clínicas do estudo, quando possível.

Palavras-chave: Inserir de três a cinco palavras-chave em ordem alfabética, que devem ser separadas por vírgulas.

1.2. Observações:

1.2.1. A revisão ortográfica e gramatical do trabalho deverá ser feita antes da submissão e será de responsabilidade dos autores.

1.2.2. Os resumos que não estiverem em conformidade com as Normas para elaboração de resumos, serão automaticamente reprovados.

1.2.3. Todos os trabalhos aprovados serão publicados no Anais do I SIMReab, em edição suplemento na Revista Movimenta (ISSN: 1984-4298; https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta). A Revista Movimenta não se responsabiliza pelo processo de elaboração, aprovação ou conteúdo dos trabalhos aprovados.

1.2.4. Os seis (6) melhores trabalhos serão apresentados na modalidade ORAL no I Simpósio Interdisciplinar em Ciências da Reabilitação.

1.2.5. Ao efetivar a submissão do trabalho, os autores concordam com todas as regras do evento explicitadas nestas Normas e autoriza a publicação do(s) trabalho(s) nos meios de divulgação do I Simpósio Interdisciplinar em Ciências da Reabilitação, sendo responsável pelo conteúdo apresentado.

1.2.6. O mérito científico dos resumos será avaliado uma única vez pelos revisores ad hoc. As decisões da Comissão Científica serão IRREVOGÁVEIS, portanto, recursos NÃO serão aceitos.

1.2.7. O resumo deverá ser redigido de acordo com o MODELO DE RESUMO (baixe o modelo aqui!)


2. ÁREAS DE SUBMISSÃO:

2.1 Delineamentos: Serão aceitos os seguintes modelos de estudo: Relato de caso ou estudo de caso; Série de casos; Estudo transversal; Estudo de caso-controle; Estudo de coorte; Ensaio clínico aleatório; Revisão sistemática (com ou sem metanálise):

A. Área básica e experimental aplicada às Ciências da Reabilitação: Trabalhos que envolvam estudos clínicos e experimentais que analisam as respostas moleculares, celulares, fisiológicas e morfofuncionais, cujos resultados se aplicam à Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física.

B. Saúde Coletiva e Políticas Públicas: Trabalhos de caráter epidemiológico e/ou com foco em políticas públicas e/ou na assistência e cuidados no contexto da saúde coletiva, incluindo a promoção da saúde e da funcionalidade e prevenção de agravos em grupos populacionais com ou sem incapacidade, bem como trabalhos que investigam métodos de avaliação econômica em saúde no contexto da prevenção, promoção da saúde ou reabilitação.

C. Saúde e Funcionalidade da Criança e Adolescente: Trabalhos que envolvam processos de medida ou avaliação, instrumentação, relação entre desfechos ou intervenção direcionados à saúde e funcionalidade da criança e adolescente;

D. Saúde e Funcionalidade do Adulto: Trabalhos que envolvam processos de medida ou avaliação, instrumentação, relação entre desfechos ou intervenção direcionados à saúde e funcionalidade do homem e/ou da mulher, seja no contexto de vida diária, ocupacional ou desportivo.

E. Saúde e Funcionalidade do Idoso: Trabalhos que envolvam processos de medida ou avaliação, instrumentação, relação entre desfechos ou intervenção direcionados à saúde e funcionalidade do idoso, seja no contexto de vida diária, ocupacional ou desportivo.

F. Saúde da Mulher: Trabalhos que abordam temas como ginecologia, uroginecologia, obstetrícia, coloproctologia, disfunções sexuais e incontinência em geral.

G. Inovação tecnológica e tecnologia assistiva e de reabilitação: Trabalhos que propõem novos produtos, processos e recursos tecnológicos de avaliação, intervenção, monitoramento e resultados, associado a função, atividade e participação no contexto individual e/ou de grupos populacionais com incapacidades ou deficiências.

 

3. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DOS TRABALHOS

3.1. Após o término da submissão, os trabalhos serão encaminhados aos pareceristas ad hoc para julgamento do mérito-científico. O processo de avaliação será cego.

3.2. Os itens a seguir serão analisados e o avaliador ad hoc pontuará o trabalho com uma nota de 0 a 10: Atualidade, originalidade e relevância do tema; Pertinência do título; Introdução contextualizada; Pertinência dos objetivos e coerência das hipóteses (quando houver);  Adequação, qualidade e descrição do método;  Relevância dos resultados e coerência com o método de modo a alcançar o(s) objetivo(s) do estudo;  Fundamento, coerência e alcance da conclusão; Qualidade da redação e organização do texto (clareza e objetividade); Relevância das implicações práticas e/ou clínicas advindas do estudo.

3.3. A nota final do trabalho será calculada considerando a avaliação de todos os itens.

3.4. Serão aceitos e considerados como trabalhos APROVADOS aqueles que seguirem as normas de estrutura e formatação do texto (indicado no intem 1.2.7) e obtiver nota final maior ou igual a 6 (seis).

3.5 Serão selecionados os 6 (seis) melhores trabalhos para serem apresentados de forma oral durante o I SIMReab e os 3 (três) melhores terão o certificado de mensão honrosa.

3.6. Resumos que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente reprovados e o mérito científico não será avaliado. Resumos com erros ortográficos e gramaticais que necessitarem de grandes correções e alterações poderão ser reprovados a critério da Comissão Científica. Cabe ressaltar que a mesma avaliará o mérito dos trabalhos e classificará os resumos como: Aprovado ou Reprovado.

 

4. MODELOS DE APRESENTAÇÃO

4.1. MODALIDADE e-POSTER

Caso o(s) resumo(s) seja(m) aprovado(s), os autores deverão preparar o poster digital utilizando o modelo de PowerPoint disponível (clique aqui para acessá-lo). É importante que o poster seja autoexplicativo e disposto em apenas 1 slide, permitindo que qualquer participante, ao visualizá-lo, consiga compreender a informação central da pesquisa. Finalizado o preparo do poster, vá até o menu “Arquivo” no PowerPoint, depois siga para a opção “Salvar como” e escolha a opção “Formato PDF (PDF)", sendo este o único formato aceito para exibição do e-poster.

O poster digital deve ser enviado até o dia 15/11/2021, pela plataforma SOAC (submissão). Os e-posters deverão obrigatoriamente conter os subtópicos “Introdução; Objetivos; Material e Métodos; Resultados; Conclusão”. Imagens ilustrativas e gráficos serão apenas permitidos nos tópicos “Materiais e Métodos” e “Resultados”. Todos os tópicos deverão ser autoexplicativos. Itens incompletos, que fujam das normas previamente apresentadas, NÃO serão expostos.

4.2. MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL

Os autores dos 6 melhores e-poster serão convidados a apresentarem os seus trabalhos na modalidade de APRESENTAÇÃO ORAL, ao vivo, no dia do evento. A comissão científica disponibilizou um modelo para  apresentação do trabalho, em versão Microsoft powerpoint (modelo disponível aqui).

A apresentação deve durar no máximo 10 minutos. Após preparar os slides, treine para a sua apresentação e se prepare para o dia do evento. Use fones de ouvido para melhorar a qualidade do áudio e certifique-se de que sua conexão estará boa no momento da apresentação. Busque um ambiente silencioso, se possível.

Essa apresentação poderá ser feita por qualquer um dos autores envolvidos, desde que esteja inscrito no evento. A apresentação deve obrigatoriamente conter a gravação da tela, na qual será transmitido os slides e deve contemplar a gravação através da câmera, com a imagem do autor, e o áudio. Os slides da apresentação deverão ser enviados até o dia 15/11/2021.

A escolha da apresentação oral ocorrerá de acordo com os critérios mencionados no tópico “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DOS TRABALHOS”. Em caso de empate, os itens “atualidade, originalidade e relevância do tema” e “relevância das implicações práticas e/ou clínicas advindas do estudo”, serão consideradas.

 

5. PREMIAÇÃO

5.1. Serão outorgados Certificados de Menção Honrosa ao(s) autor(es) dos 3 melhores trabalhos do I SIMReab.

5.2. A entrega da premiação será realizada ao final do I Simpósio Interdisciplinar em Ciências da Reabilitação.

 

3.5. Serão selecionados 6 (seis) trabalhos que serão apresentados oralmente durante o I Simpósio Interdisciplinar em Ciências da Reabilitação,

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Todos os autores que submeterem o(s) resumo(s), deverão estar inscritos no I SIMReab.
  2. Trabalhos que envolvam seres humanos devem inserir o protocolo de aprovação ética no resumo (CAAE), ou protocolo de experimentação com animais no caso de estudos experimentais.
  3. ATENÇÃO: É obrigatório anexar o resumo em formato .word durante a submissão, no passo "Enviar arquivo Suplementar".

     

  4. Não serão permitidos quadros, ilustrações e/ou tabelas, referências ou citações no corpo do resumo.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



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