Portal de Conferências da UnB, III SEMIFRA

Tamanho da fonte: 
CARNERTS DE BORD INTERCULTUREL: EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS NA APRENDIZAGEM DE FLE
Sandra Coeli Barbosa

Última alteração: 2018-03-24

Resumo


Propomos apresentar reflexões da pesquisa de doutorado iniciada em agosto do ano passado, observando o processo de aprendizagem da língua francesa e as relações interculturais que podem ser expressas em registros autorais dos aprendizes.

As questões interculturais nos dias de hoje são marcadas por uma crescente complexidade, sobretudo do contato com o Outro, dotado de cultura, história e memória, e suas significações passam pela compreensão da linguagem. Na sala de aula essas relações interculturais podem ser um ampliador das potencialidades do aprender. Reflexões trazidas por teóricos da linguagem e da didática, como Abdallah-Pretceille (1998), nos ajuda - enquanto professores de língua estrangeira -, a perceber que a aprendizagem envolve relações complexas e em constante reconstrução e passam pelo reconhecimento da cultura de sua própria língua materna e da língua estrangeira. Como aponta Porcher (1996, p. 105), “Les langues sont des disciplines scolaires qui incarne par le nature même, la présence de l’étranger”.

Entendendo que o melhor caminho pode ser a conscientização da sua cultura (DE CARLO, 1998) e da cultura estrangeira, baseada não só na aceitação e no reconhecimento, mas na compreensão de diferenças culturais, nossa pesquisa se desenvolve em Centros de Estudos de Línguas (CEL) da cidade de São Paulo. Com objetivo de dar visibilidade e relevância aos registros e produções escritas relacionadas às experiências interculturais, entre os instrumentos de coletas de dados estão os Carnet de bord Interculturel (CBI) dos aprendizes.  

 


Palavras-chave


Palavras chave: interculturalidade, ensino-aprendizagem, francês língua estrangeira.