Última alteração: 2019-05-13
Resumo
Introdução: A metodologia ativa de ensino-aprendizagem é um método de ensino que estimula o pensamento crítico-reflexivo. O discente torna-se o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem na sua trajetória do saber, e, o professor torna-se tutor, guiando o estudante no processo de autoaprendizagem. Objetivos: Refletir o uso de metodologias ativas e a sua importância no ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro. Método: Análise documental, de 4 artigos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF A análise de dados foi realizada qualitativamente conforme descrito por Minayo. Resultados: O uso de metodologias ativas na formação acadêmica do enfermeiro proporciona uma ambientação com sua área de atuação desde a faculdade até sua inserção no mercado de trabalho, o que promove maior segurança ao estudante, estimula o trabalho em equipe e o raciocínio crítico-reflexivo. Conclusão: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem favorecem o aprendizado dos discentes, ao incentivá-los para o enfrentamento de desafios, para a tomada de decisões e para a busca de conhecimento teórico-científico. Entretanto, para a consolidação do método ativo é necessária a reorganização da matriz curricular dos cursos de enfermagem, a capacitação contínua de professores e estruturação do ambiente universitário nos aspectos físicos e organizacionais, para oferecer um campo adequado de desenvolvimento intelectual proposto ao corpo discente. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: O enfermeiro formado com os métodos ativos de ensino tende a desenvolver a capacidade crítica-reflexiva e a capacidade de enfrentar situações de maneira mais eficiente, visto que o método incentiva o discente a buscar as resoluções/ soluções para os problemas diagnosticados de maneira ativa e criativa, estimula a independência intelectual e contribui para o desenvolvimento da comunicação e do trabalho em equipe, de modo a preparar o futuro profissional de saúde para o processo de trabalho.