Portal de Conferências da UnB, 80ª Semana Brasileira de Enfermagem do Departamento de Enfermagem

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NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
Larissa Trigo Cabral Nascif Berg, Roberto Nascimento de Albuquerque

Última alteração: 2019-05-13

Resumo


Introdução: O estresse se caracteriza como um conjunto de reações comportamentais a partir de estímulos estressores que podem ser internos ou externos. Ao observar o estresse no âmbito universitário, ingressar em um curso superior pode ser visto como um grande estímulo estressor. Objetivo: Avaliar a presença de estresse entre acadêmicos de Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior privada do Distrito Federal. Método: Estudo quantitativo, descritivo, realizado com 240 estudantes do curso de Enfermagem no mês de agosto 2018. Foram aplicados dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e a Avaliação de Estresse do Estudante de Enfermagem (AAEE). A pesquisa foi aprovada pelo parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa sob número 2.722.422, seguindo os preceitos éticos que regem pesquisas com seres humanos determinados pela Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A maioria dos pesquisados era adulto jovem (67,5%), do sexo feminino (83,8%) e estudava no período matutino (56,7%). O presente estudo evidenciou que os estudantes de Enfermagem apresentaram baixo nível de estresse em quatro dos cinco domínios avaliados: Realização das Atividades de Prática, Comunicação Profissional, Gerenciamento de Tempo e Ambiente. O domínio Formação Profissional apresentou nível médio de estresse. Conclusão: O estudante de Enfermagem da referida instituição apresenta, em geral, baixo nível de estresse. O tema futuro profissional, referente ao domínio Formação Profissional, merece atenção especial, pois foi o tema que causou mais estresse nos estudantes de Enfermagem. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: O resultado da pesquisa pode auxiliar instituições de ensino superior e coordenadores de curso a criarem estratégias para minimizar o estresse no âmbito universitário desde os primeiros semestres do curso tais como: fomento de espaços de discussão sobre o futuro profissional, bem como palestras e workshops com profissionais da área de enfermagem para mostrar o mercado de trabalho e as perspectivas do futuro profissional.


Palavras-chave


Estresse; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem