Portal de Conferências da UnB, 80ª Semana Brasileira de Enfermagem do Departamento de Enfermagem

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PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CAMPUS DARCY RIBEIRO
Wender Ferreira dos Santos, Pedro Ricardo Monteiro Teofilo, Brenda Luiza Vieira Barros, Keila Cristianne Trindade da Cruz, Andréa Mathes Faustino

Última alteração: 2019-05-06

Resumo


Introdução: Conhecer o perfil do profissional egresso do curso de Enfermagem tem sua importância, visando ao ajustamento da formação profissional, uma vez que estes egressos são o produto visível das instituições de ensino, e sua adequação ao mercado de trabalho representa um dos parâmetros para se avaliar a qualidade de ensino oferecido pela instituição. Objetivos: Analisar o perfil dos egressos do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) do Campus Darcy Ribeiro. Método: Estudo transversal e descritivo. Para realização da análise foi utilizado as atas de formatura obtidas pelo sistema institucional da própria UnB. Resultados: Foram obtidas as atas de 1987 do primeiro semestre até 2015, também do primeiro semestre, visto que o curso sempre teve entrada semestral, com um total de 1135 formandos, com 995 (87,66%) mulheres e 140 (12,33%) homens. Nosso recorte temporal correspondeu a um período de 29 anos, com um total de 57 turmas. Até o ano de 1994 a quantidade de formandos em média era de 20 por semestre. A partir do ano de 1994 o número passa a ser de 30 formandos por semestre. Talvez essa mudança possa ter sido ocasionada pelo aumento do número de vagas ofertadas pelo curso. É preciso destacar que se trata de uma profissão majoritariamente feminina, mas que apresenta tendência à masculinização. Conclusão: O presente trabalho destaca o crescimento no número de alunos dentro do curso, devido ao próprio aumento no número de vagas ofertadas ao longo de sua história, e também nos chama a atenção o aumento de profissionais egressos do sexo masculino. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: A análise permite que se obtenha dados sobre a mudança do cenário de gênero na enfermagem, que implica na mudança do mercado de trabalho do século XXI.

Palavras-chave


Escolas de Enfermagem/historia; Estudantes de Enfermagem/história; Educação em Enfermagem