Portal de Conferências da UnB, 80ª Semana Brasileira de Enfermagem do Departamento de Enfermagem

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PANORAMA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Kécilin Assis, Rosalia Souza Gomes, Wender Ferreira Dos Santos, Keila Cristianne Trindade da Cruz, Andréa Mathes Faustino

Última alteração: 2019-05-06

Resumo


Introdução: O ensino da História da Enfermagem é importante para a consolidação e valorização da profissão e para a construção da identidade profissional. Objetivos: Identificar a ocorrência do ensino da história da profissão nos cursos de graduação de enfermagem em Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal (DF). Método: Pesquisa exploratória realizada a partir de dados da plataforma do Ministério da Educação de julho de 2018. Foram levantadas informações dos cursos de graduação em enfermagem do DF e analisadas as grades horárias disponíveis online, seguindo três fases para coleta dos dados: identificação, pesquisa e exploração. Resultados: Existem 37 cursos superiores de Enfermagem no DF, porém encontrou-se a grade curricular de apenas 24 cursos. A análise das matrizes curriculares permitiu identificar que o tema da “história da enfermagem” era abordado como disciplina obrigatória nas 24 instituições. Sobre o semestre em que era ofertada, 79,17% eram no primeiro semestre e em 20,84% no segundo semestre. A média da carga horária das disciplinas foi de 54 horas 30 minutos. Conclusão: Os dados dessa pesquisa nos possibilitaram conhecer e analisar a realidade da oferta de disciplinas sobre “História da Enfermagem” nos Cursos de Enfermagem do DF, sendo a disciplina ofertada em mais 50% das instituições que oferecem a Graduação em Enfermagem, contudo ainda evidencia uma fragilidade dentro dos currículos de graduação sobre o ensino da história da profissão, o que pode interferir diretamente na construção da identidade profissional dos futuros profissionais. Considerações relevantes para a Enfermagem: O estudo da História da Enfermagem contribui para desmistificar estereótipos e construir um pensamento crítico do que é ser enfermeiro. Logo, é importante que disciplinas que contemplem a temática da “História da Enfermagem” possam ser ofertadas nos primeiros semestres do curso, pois trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento que busca a valorização, qualificação e a consolidação da profissão.


Palavras-chave


Enfermagem; História da Enfermagem; Identidade Profissional; Educação em Enfermagem