Última alteração: 2019-05-06
Resumo
Introdução: O ensino da História da Enfermagem é importante para a consolidação e valorização da profissão e para a construção da identidade profissional. Objetivos: Identificar a ocorrência do ensino da história da profissão nos cursos de graduação de enfermagem em Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal (DF). Método: Pesquisa exploratória realizada a partir de dados da plataforma do Ministério da Educação de julho de 2018. Foram levantadas informações dos cursos de graduação em enfermagem do DF e analisadas as grades horárias disponíveis online, seguindo três fases para coleta dos dados: identificação, pesquisa e exploração. Resultados: Existem 37 cursos superiores de Enfermagem no DF, porém encontrou-se a grade curricular de apenas 24 cursos. A análise das matrizes curriculares permitiu identificar que o tema da “história da enfermagem” era abordado como disciplina obrigatória nas 24 instituições. Sobre o semestre em que era ofertada, 79,17% eram no primeiro semestre e em 20,84% no segundo semestre. A média da carga horária das disciplinas foi de 54 horas 30 minutos. Conclusão: Os dados dessa pesquisa nos possibilitaram conhecer e analisar a realidade da oferta de disciplinas sobre “História da Enfermagem” nos Cursos de Enfermagem do DF, sendo a disciplina ofertada em mais 50% das instituições que oferecem a Graduação em Enfermagem, contudo ainda evidencia uma fragilidade dentro dos currículos de graduação sobre o ensino da história da profissão, o que pode interferir diretamente na construção da identidade profissional dos futuros profissionais. Considerações relevantes para a Enfermagem: O estudo da História da Enfermagem contribui para desmistificar estereótipos e construir um pensamento crítico do que é ser enfermeiro. Logo, é importante que disciplinas que contemplem a temática da “História da Enfermagem” possam ser ofertadas nos primeiros semestres do curso, pois trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento que busca a valorização, qualificação e a consolidação da profissão.