Portal de Conferências da UnB, VIII Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde

Tamanho da fonte: 
Estágio Supervisionado na Unidade de Terapia Intensiva.
Larissa Araújo de Oliveira, Kênia Baiocchi

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


Supervisionado: Kênia Mara Baiocchi de Carvalho

Autor: Larissa Araújo de Oliveira

Descrição do Estágio

A experiência descrita neste resumo foi durante o estágio complementar em Nutrição Clínica, que foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) localizada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) durante o segundo semestre de 2018, de agosto a novembro com carga horária de 180h.  A vivência durante o período de estágio foi bastante enriquecedora pela oportunidade de prestar assistência a um público de grande risco, especialmente os pacientes críticos, pouco avaliados rotineiramente por alunos de graduação. O estágio complementar, por sua natureza, além de permitir aprofundamento dos conhecimentos teóricos, oferece uma oportunidade prática em temática especializada para execução de um projeto que atenda a formação do aluno e as necessidades do serviço.

Durante o estágio foram realizadas atividade de rotina da clínica hospitalar e assistência nutricional, compreendendo visita aos pacientes; leitura de prontuário e acompanhamento das evoluções dos pacientes; avaliação dos exames bioquímicos; triagem nutricional; avaliação nutricional completa; prescrição e cálculo de dieta de acordo com as necessidades de cada paciente; evolução de dietas e participação de reuniões multidisciplinares.

Já no âmbito ambulatorial, foi realizado atendimento de pacientes que são acompanhados no ambulatório da equipe multidisciplinar de terapia nutricional. O atendimento é feito em conjunto com a médica nutróloga e a enfermeira, em que pacientes que possuem alguma adaptação no trato gastrointestinal são avaliados e recebem orientação da equipe. No momento da consulta, o cadastro do paciente é atualizado para o recebimento de suplementos proteicos e medicamentos.

O projeto final do estágio compreendeu o mapeamento da atenção nutricional em pacientes críticos a partir da estatística feita diariamente na clínica.  Nesse mapeamento foi descrito o tipo de terapia nutricional que os pacientes receberam durante 2 meses na UTI, de acordo com o motivo/ tempo de internação, via de administração da dieta, idade, estado nutricional e outros parâmetros clínicos.

Objetivos geral

Prestar assistência nutricional em pacientes internados na UTI e acompanhados no ambulatório de Terapia Nutricional do HUB

Objetivos específicos

-       Realizar visitas nutricionais e acompanhar evolução clínica dos pacientes

-        Prestar atenção nutricional pacientes internados na UTI e do ambulatório de terapia nutricional

-        Participar de seções clínicas

-       Realizar levantamento dos tipos de terapia nutricional de pacientes da UTI

 

Resultados observados

Durante o estágio foram acompanhados pacientes internados da UTI e ambulatoriamente. Houve participação em 16 seções clínicas e o desenvolvimento do levantamento dos dados de terapia nutricional na UTI.

Conclusão

Foi possível durante o estágio realizar a contento as atividades propostas, sejam relacionadas à rotina e assistência, sejam aquelas descritas no projeto final. Esta experiência permitiu compreender melhor o universo de pacientes críticos e valorizar a terapia nutricional como uma das principais estratégias para melhora do estado nutricional do paciente e seu prognóstico.

Considerações finais

O estágio supervisionado foi um momento de grande aprendizagem pessoal e profissional, onde percebi nutrição que a nutrição tem papel fundamental na recuperação de pacientes críticos. Gostaria de agradecer a minha preceptora Tatiana Guerra por todo o apoio e conhecimento compartilhado e a professora Kênia Mara pela supervisão.