Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
CONTINUIDADE E PERSPECTIVAS DO POLO DE PROMOÇÃO, TESTAGEM E ACONSELHAMENTO SOBRE DST/AIDS DA UNB.
Mário Ângelo Silva, Alice Cardoso Pereira dos Santos, Julia Chaves do Nascimento, Keila Teixeira dos Santos, Lorena Tavares de Oliveira, Yan Mateus da Silva Ribeiro, Yunara Fernandes Venturelli, José Antonio Iturri

Última alteração: 2018-04-24

Resumo


História Polo de Prevenção DST/AIDS
O Polo de Prevenção DST e Aids é um Programa de Extensão da UnB sediado desde 2004 no Departamento de Serviço Social/IH/UnB. Funcionando há 14 anos de maneira continua, utilizando unidades móveis - vans e tendas de campanha - e/ou no prédio do Instituto Central de Ciências - ICC, inclui em suas ações campanhas de testagem de diagnostico rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C e aconselhamento sobre sexualidade segura, dirigidas à comunidade universitária e comunidade externa. Nessa trajetória ofereceu serviço para pouco mais de 7.000 pessoas. No intuito de responder a necessidades ainda não atendidas da população universitária em expansão, iniciou em novembro de 2017 sua ampliação para o campus de Ceilândia (FCE/UnB) capacitando uma nova equipe, composta por estudantes extensionistas e docentes.

Ação na Faculdade de Ceilândia (FCE/UnB)
Em resposta a uma iniciativa de estudantes do Curso de Saúde Coletiva/FCE o Polo de prevenção DST e Aids, realizou já duas jornadas de Promoção, Testagem e Aconselhamento utilizando kits de testagem rápida HIV, Sífilis, Hepatite C e B, fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/DF). Em novembro de 2017, depois de ações de divulgação, foram realizados 460 testes e 115 alunos receberam aconselhamento na retirada dos seus resultados. Em abril deste ano foram atendidas 144 pessoas entre estudantes e trabalhadores da UnB. Além da realização dos testes o projeto ainda oferecerá aconselhamento feito por psicólogos e alunos.

Perspectiva
Projeta-se que em 2018 o Polo de Prevenção esteja presente nos quatro campi da UnB e que atenda suas comunidades nas regiões administrativas de Ceilândia, Gama, Planaltina e Plano Piloto. O Polo de Prevenção e Promoção em DST e Aids tem a capacidade de atingir indivíduos e populações, em situações de risco ou não, que podem precisar de informação, escuta e diálogo no exercício da sua sexualidade.