Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
“Fotos” com as vozes dos subalternizados: uma universidade promotora da saúde para quem?
Yara Resende Marangoni Martinelli, Nathalia Mamede, Letícia Mameds, Dais Gonçalves Rocha

Última alteração: 2018-04-23

Resumo


Este trabalho objetivou oportunizar a voz de pessoas que, em contextos de eventos científicos e acadêmicos, mesmo aqueles que tratam da promoção da saúde dentro do ambiente universitário – e mesmo circulando diariamente nos campi universitários e sendo parte essencial da promoção da saúde desse mesmo ambiente – são silenciadas e invisibilizadas: as e os trabalhadoras e trabalhadores terceirizados. Diante de uma proposta de universidade saudável, nos surge o questionamento: quem se beneficia desta promoção da saúde? Apenas alunos e docentes são foco desse projeto?

Reconhecendo a importância das vozes dessas pessoas, que são parte da comunidade universitária, frequentadores diários desses ambientes e, além disso, verdadeiros promotores da saúde – ao promoverem limpeza, cuidados e segurança dos campi –utilizou-se o método photovoice – investigação conduzida pelos participantes mediante a captura de fotografias feita por eles dos aspectos que protegem e ameaçam suas vidas-dentro do campus Darcy Ribeiro, durante o mês de abril de 2018. Depois ou durante esse processo, desde a abordagem dos participantes até o momento que culmina com a foto, diálogos sobre as motivações da escolha do lugar, inquietações e medos, boas lembranças e sentimentos bons foram trazidos à pauta. Segundo Wang e Burris (1997) este método possibilita projetar a visão acerca das suas vidas a outros, especialmente aos responsáveis políticos e financeiros. Com foto e motivações em mãos, uma narrativa de 200 caracteres foi escrita pelas investigadoras para acompanhar a foto na exposição. Estas se comprometem a ser fidedignas às falas, sem se apropriar de posicionamentos ou adicionar informações.

Resultados surpreendentes foram alcançados: indignação com as condições precárias, satisfação e felicidade com os lindos ambientes verdes e abertos da universidade, medos, invisibilidade, amizade, diversos sentimentos de pessoas, que são invisíveis para tantos frequentadores da universidade. Ao final, destacamos o quanto se aprende e podem ser propostas ações a partir destas vozes.