Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

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A saúde em cena na FS
Maria da Glória Lima, Luana Dias Da Costa

Última alteração: 2018-05-20

Resumo


INTRODUÇÃO: A Faculdade de Ciência da Saúde com foco no conceito de Universidade Promotora da Saúde (UPS) buscou na gestão 2014 a 2018, implementar alterações tanto nas ações estratégicas institucionais, como nos espaços físicos de forma a provocar mudanças nos processos de convivência e nos ambientes para maior consciência de aspectos da comunicação interpessoal positiva e da saúde ancorada na concepção de ambientes saudáveis, de forma a impactar no bem-estar das pessoas.  OBJETIVO: relatar a sondagem de opiniões feita com diferentes segmentos da Faculdade de Saúde sobre as mudanças realizadas no ambiente físico e do trabalho na perspectiva da promoção e melhoria de ambientes promotores de saúde. MÉTODOS - Estudo de opinião com uso de questionário eletrônico disponibilizados no período de 23 a 25 de abril de 2018, nas redes sociais e sistema intranet da UnB,  tendo como público alvo docentes, estudantes, técnicos administrativos, estagiários e outros que usam a Faculdade de Ciências da Saúde, contendo questões para a caracterização socioprofissional e enunciados (escala de likert)sobre as ações incrementadas para a promoção de ambiente saudável. RESULTADOS: participaram da enquete 73 participantes, destes 45, 21% estudantes, 43, 84% docentes , 8,22% técnicos administrativos; 2,74% estagiários e 4,23% outros (ex-estudante, bolsista e contrato não especificado). Não tivemos respondentes do quadro de pessoal terceirizado.  Em relação a idade, 32,88% com idade entre 18 a 25 anos, 17,31% entre 26 a 35 anos; 32,88% ente 36 a 50 anos e 26,03% acima de 51 anos.  Verificou-se uma prevalência do sexo feminino (73,97%), sendo que não houve resposta para as variáveis gênero binário; gênero fluído ou outros. A maioria dos participantes (86,31%) respondeu que utilizam os espaços da Faculdade de Saúde frequentemente e sempre e em menor escala (13, 70%) raramente. Em relação aos enunciados para investigar a avaliação em relação ao ambiente e organização dos os espaços comuns com vista a promoção e o desenvolvimento de ambientes acadêmico e de trabalho saudáveis, verificou-se que a  FS foi considerada um lugar agradável e confortável para estudar e/ou trabalhar pela grande maioria dos participantes, 45,21% concordaram parcialmente e 39,73% totalmente.  O relacionamento e o convívio interpessoal foram considerados  pelos participantes como totalmente saudável, respeitoso, amigável por 42.47% e parcialmente por 38,36, apenas três discordaram parcialmente e um totalmente e dois não responderam. As condições encontradas para o estudo ou para o trabalho foram consideradas totalmente e parcialmente seguras por 63,02% dos participantes e discordaram totalmente e parcialmente  por 27,4% dos respondentes. A disponibilização de mesas, puffs nas áreas comuns e nos hall dos auditórios  1, 2 e 3  foram consideradas condições de maior conforto  para desenvolver o estudo e ou trabalho pela   maioria (71, 24%), sendo que discordaram 15,07%. A grande maioria concordou, totalmente  (49.32%) e parcialmente (42.47%), que a limpeza e a rotina de higienização são adequadas e satisfatórias. Quanto a cultura e o clima organizacional presentes nos espaços da FS, recebeu total concordância (49.32%) que promove  tolerância, respeito e clima amigável entre as pessoas presentes na instituição. As figuras e mensagens (plotagens) presentes nas mesas, portas e paredes contribuem para a motivação e melhor saúde recebeu a concordância de 82, 19% dos respondentes. Em relação as iniciativas realizadas na FS, Sala de Leitura Dona Marly, Espaço Cora Coralina - espaço de refeição compartilhado, o Quintal da Saúde, a maioria dos respondentes (73.97%) concordou totalmente que são ações positivas para a promoção de ambiente promotores de saúde.  Por fim,  indagados se as modificações implementadas no ambiente e organização dos espaços comuns com vista a promoção de ambientes acadêmico e de trabalho saudáveis tem permitido contribuir para o desenvolvimento dos princípios do Sistema Único de Saúde no que se refere a Ambientes saudáveis e de Promoção da Saúde, tivemos uma manifestação de ampla concordância, concordaram totalmente  (65.75%) e parcialmente (16.44%) e apenas  2.74% discordaram parcialmente. CONCLUSÕES.  A Faculdade de Ciências da Saúde –FS,  da Universidade de Brasília recebeu  significativamente uma avaliação positiva pelos participantes da enquete, de ter sofrido avanços como uma instituição promotora de saúde. Verificou-se o reconhecimento da comunidade que utiliza a FS para estudo e trabalho, do esforço da gestão realizado nos últimos quatro anos  das ações  na ampliação de ações que promoveram maior participação no processo decisório da gestão,  melhoria da ambiência favorecendo a trocas entre diferentes cursos e a qualificação profissional, melhor convívio e ambientes mais seguros. Ressalta-se a necessidade na continuidade desse movimento no âmbito da FS, como também, ganhar força  e buscar identificar e integrar aos esforços e iniciativas realizados nos diferentes espaços da UnB, com vista a conformação de um projeto de política institucional mais efetivo, de forma a constituir e integrar a rede de Universidades Promotoras de saúde, oportunizando uma melhor qualidade de saúde e de vida, das pessoas no ambiente universitário e nas suas relações com a Sociedade, convergente com os princípios dos princípios do Sistema Único de Saúde.

 


Referências


Mello Ana Lúcia Schaefer Ferreira de, Moysés Simone Tetu, Moysés Samuel Jorge. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface (Botucatu)  [Internet]. 2010  Sep [cited  2018  May  14] ;  14( 34 ): 683-692. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32832010000300017&lng=en.  Epub Sep 17, 2010.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO's Global School Health Initiative: Health Promoting Schools; a healthy setting for living, learning and working. Geneva: WHO, 1998. (Report n º: WHO/HPR/HeP/98.4).

Vieira, A., Aerts, D., Câmara, S., Schubert, C., Gedrat, D., & Alves, G. (2017). A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(esp.), 916-932. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8492