Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
REIKI: GESTÃO, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
Verônica Carneiro Ferrer, Ana Beatriz Duarte Vieira

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


O Ministério da Saúde (MS) em 2006, institui a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). No Distrito Federal, essas práticas têm denominação de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) em consonância com a Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS, 2014). Na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (GERPIS) insere em março de 2011, o Reiki Usui Tradicional com objetivo de ampliar e fortalecer seu arcabouço técnico por meio do fomento à produção do conhecimento, garantia de acesso aos profissionais-gestores-usuários da SES e estímulo à participação social como eixos de consolidação e ampliação em PIS. O desafio proposto pela GERPIS possibilita uma gestão participativa, pautada no planejamento-monitoramento-avaliação de ações. A implantação, divulgação, articulação e promoção do Reiki, enquanto tecnologia de cuidado em saúde integral no SUS-DF, tem como terapêutica a expansão e captação de energia vital – Ki, para equilibrar o excesso ou falta de vitalidade a partir do autocuidado, autoconhecimento e autotransformação. Resulta, empoderamento profissional em PIS, ampliação de serviços de Reiki na SES, e uma mudança positiva das relações interpessoais e de trabalho. A gestão do Reiki tornou-se no âmbito do SUS-DF, realidade possível e acessível aos usuários e trabalhadores da saúde, pois responde perfeitamente ao modelo de atenção em saúde integral nas dimensões da consciência, do corpo, das emoções e espiritualidade, com acolhimento e respeito a subjetividade e singularidade, de promover, educar e desenvolver o potencial humano. Conclui-se, que o Reiki hoje está institucionalizado e regulamentado para dar assistência, fomentar pesquisas na área, integrar e participar de ações sociais e realizar formação aos trabalhadores da SES-DF, garantindo o acesso aos usuários, contínua construção do conhecimento aos trabalhadores-gestores da saúde, para manutenção da prática do Reiki bem alicerçado na saúde pública do Distrito Federal.


Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC-SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Diretoria de Ciclos de Vida e Práticas Integrativas em Saúde. Gerência de Práticas Integrativas em Saúde. Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS). Brasília-DF: 2014.

MCKENZIE, E. A Bíblia do Reiki: o guia definitivo para a arte do Reiki. São Paulo: Pensamento, 2010. 400 p.