Última alteração: 2018-04-21
Resumo
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tecnologias que tem como concepção fortalecer e promover o desenvolvimento do potencial humano. Tem como foco a promoção da saúde que privilegia os princípios da integralidade do ser humano, compreendendo-o na sua totalidade e da sustentabilidade da vida. Entendem-se as PICS como ferramentas terapêuticas de promoção da saúde que possibilita o fortalecimento da capacidade de protagonismo e estimula a corresponsabilidade na promoção, recuperação e humanização da saúde, além da prevenção de agravos. Este relato tem como objetivo apresentar a relação das atividades de aprendizagens ativas articuladas pelo ensino-serviço-comunidade que abordam a temáticas das PICS. É ofertada na disciplina Cuidado às Saúde do Adulto e Idoso para os estudantes do Curso de Graduação de Enfermagem da UnB. Os acadêmicos são inseridos nas atividades nos cenários de prática modeladas por conteúdo teórico-prático baseado em evidências. Adota-se estratégias metodológicas em parceria com coordenadores e facilitadores das PICS da Secretaria Distrital de Saúde, análise do vídeo-documentário sobre as PICS no SUS-DF, roda de vivências de automassagem, roda de conversa sobre escuta sensível e qualificada, inserção na prática de Lian Gong na UBS/Itapoã, visita técnica orientada ao Centro Regional de PIS e realização de sínteses teóricas com registros fotográficos. Os resultados apontam para uma ampliação da consciência do acadêmico acerca da mudança no modelo de atenção focado em uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. A visão ecológica humana possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado e corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. Conclui-se que a sensibilização em PICS para os futuros profissionais fortalece o modo de pensar e agir, individual e coletivo, para a promoção da saúde e sua determinação social. Para a enfermagem representa novos olhares sobre maneiras de cuidar em saúde.
Palavras-chave: humanização, autocuidado, promoção da saúde, empoderamento.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Política Nacional de Humanização PNH-SUS.1. ed. 1 reimpressão. Brasília, 2013.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Saúde. Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde: PDPIS/ Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Gerência de Práticas Integrativas em Saúde – Brasília: FEPECS, 2014.73 p.