Última alteração: 2018-04-21
Resumo
Apresentação
O Programa Saúde na Escola (PSE) pressupõe a vinculação e a interação entre serviços da atenção básica do Sistema Único de Saúde e da rede de ensino a fim de promover à saúde. Considerando o PSE, foram realizadas ações para aprimorar o funcionamento do programa durante o exercício do estágio supervisionado dos alunos de enfermagem da Universidade de Brasília em uma Unidade Básica de Saúde. As atividades foram realizadas em uma região socioeconomicamente vulnerável de Brasília-DF com o intuito de promover o PSE por meio da melhoria da comunicação entre as instituições de ensino e saúde local.
Objetivos
Identificar, descrever, propor e executar soluções para as lacunas comunicacionais interinstitucionais em estudo, visando contribuir para o melhor funcionamento do PSE, da Rede de Atenção à Saúde e das equipes de Estratégia de Saúde da Família(ESF). Atualizar formulário de encaminhamento do aluno, elaborar protocolo de preenchimento e aplicação do formulário atualizado, capacitar os atores da escola ao encaminhamento adequado da escola às equipes da ESF; elaborar mapa ilustrativo da cobertura das equipes da ESF local.
Metodologia
Adotou-se como técnica a observação participante e o Planejamento Estratégico Situacional na construção da intervenção.
Resultados e Discussão
Após as intervenções, os responsáveis pelo PSE vinculados à escola demonstraram maior compreensão acerca do fluxo de encaminhamento do aluno, da cobertura de atendimentos, e do processo de trabalho da ESF. A relevância da situação problema identificada e da intervenção proposta foi demonstrada no interesse da Gestão Distrital de Saúde Escolar em adotar o formulário atualizado para a rede de ensino-saúde públicas do DF.
Conclusão
Compreende-se que a eficácia de iniciativas públicas, como o PSE, requer atenção no que tange os aspectos de comunicação entre as instituições de ensino e saúde a fim de assegurar acolhimento humanizado no SUS, promoção e prevenção de saúde contextualizados.
Referências
Brasil (2017). Portaria Interministerial N° 1.055, de 25 de Abril de 2017.
Brasil (2010). Programa saúde na escola. Brasília-DF: Ministério da Saúde, pp. 1-0.
Kurcgant, P. Gerenciamento em Enfermagem. 1ª edição. São Paulo. Editora: Guanabara Koogant; 2005.
Lakatos, EM; Marconi, MA. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª edição. São Paulo. Editora: Atlas; 2010.
Nascimento, JO; Reis, MP. Planejamento Estratégico Situacional. Revista Liceu On-Line [periódico da internet]. Junho de 2017; (1):86-101. [acesso em 19 de Setembro de 2017] Disponível em <https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1721/976>.