Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
Promoção da Saúde, Vigilância Sanitária e Formação em Nutrição: um diálogo virtuoso
Caroline Stéfany Oliveira Tavares, Dillian Adelaine Cesar da Silva, André Godoy Ramos, Danielle Cabrini, Naara Caroline Oliveira de Souza

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


O SUS, em especial a Política Nacional de Promoção à Saúde, reconhece o conceito ampliado de saúde e a organização do setor de forma intersetorial e integrada, constituída por um conjunto de ferramentas que visam interferir nos condicionantes e determinantes sociais de saúde. Neste contexto, destaca-se a Vigilância Sanitária, parte da vigilância em saúde, responsável por práticas de prevenção e promoção da saúde e ações que podem eliminar/prevenir/diminuir riscos à saúde, configurando importante área de atuação do nutricionista em saúde coletiva. O objetivo deste trabalho é expor relato do estágio curricular de nutrição em saúde coletiva na Gerência de Alimentos da DIVISA-DF. Trata-se de um relato da experiência das 5 semanas de vivência, na qual a graduanda em nutrição se inseriu na rotina do serviço e desenvolveu atividades, entre as quais se destacam: participação em fóruns de discussão e seminários sobre saúde do trabalhador, promoção da saúde, bancos de alimentos; elaboração de boletim sobre consumo seguro; inspeção em depósito de fórmulas de nutrição enteral para uso domiciliar e no Fórum Mundial da Água. Reconhece-se essa experiência como um diálogo possível entre a promoção da saúde, a vigilância sanitária e a formação em nutrição, destacando-se o que rege a Carta de Okanagan, que a universidade tem o papel de articular a formação e os  órgãos que prestam serviço à sociedade. As ações do nutricionista na Vigilância Sanitária são, de fato, importante ferramenta social que favorece o alcance da promoção da saúde dos cidadãos. À luz desta experiência do estágio curricular, foi possível observar que a atuação do nutricionista em ações de promoção da saúde gera considerável impacto na sociedade. Desta forma, reconhece-se o aperfeiçoamento do caráter crítico-reflexivo da formação e da práxis nutricional, por meio da análise da relação entre teoria e prática.



Referências


1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.Política Nacional de Promoção da Saúde : PNaPS : revisão da Portaria MS/GM no 687, de 30de março de 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria deAtenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

2- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise deSituação em Saúde. Saúde Brasil 2006: uma análise da situação de saúde no Brasil. Brasília;2006.

 

3- OKANAGAN CHARTER: An International Charter for Health PromotingUniversities and Colleges, 2015.