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Relações intergeracionais: promovendo um ambiente para inovação organizacional
Aline Calefi Lima, Noélly Mercer

Última alteração: 2018-04-23

Resumo


O relacionamento intergeracional está presente em todos os nichos da sociedade. Além da família, os seniores estão permanecendo mais tempo no ambiente corporativo e participando ativamente de outros ambientes sociais. Desta forma, diferentes gerações estão convivendo diariamente e os conflitos gerados por esta convivência são inevitáveis.

E essas questões são vivenciadas diariamente no ambiente corporativo onde até três gerações trabalham no mesmo ambiente, prevendo-se que, em breve, já serão quatro gerações.

A consultoria Relações Intergeracionais, oferecida pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, tem o objetivo de oferecer aos trabalhadores da indústria informações sobre a longevidade no ambiente de trabalho para capacitá-los ao trabalho em equipe com foco no relacionamento intergeracional, promovendo um ambiente para inovação organizacional, com valorização e retenção das competências intergeracionais na indústria.

Nesse sentido, esta metodologia com carga horária de 40 horas, apresenta estratégias organizadas em quatro módulos de atividades presenciais e a distância para, em conjunto com a indústria, definir ações com foco em inovação, retenção e valorização das competências intergeracionais, acompanhar a execução das ações definidas, apresentar as melhorias obtidas no ambiente da indústria, a partir do fortalecimento das relações intergeracionais.

A consultoria foi realizada em duas indústrias do Paraná, de forma piloto, e um dos resultados alcançados é que trabalhar as diferentes características de cada geração permite perceber que existem muitos pontos comuns, assim como diferenças, o que não representa, necessariamente, uma fonte de conflitos. Ao contrário, quando entendidas e reconhecidas, podem servir como oportunidades de crescimento para as pessoas e para a empresa.


Referências


GOLDANI, A. M. Contratos intergeracionais e reconstrução do estado de bem-estar. Por que se deve repensar essa relação para o Brasil? In: Camarano AA, organizadora. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro (RJ): IPEA; 2004. p.211-50

LOMBARDIA, P. G. Quem é a geração Y? HSM Management, 2008 n.70, p.1-7.