Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
Importância do Aleitamento Materno: ações educativas para pacientes da atenção básica
Tayane Oliveira Pires, Marianna de Almeida Maciel Frech, Eloá Fátima Ferreira de Medeiros, Elaine Cristina Santana, Fabiana Nunes de Carvalho Mariz

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação: No ano de 2017 foi instituído pelo Ministério da Saúde o “Agosto Dourado”. O objetivo é a promoção do aleitamento materno a partir de estratégias que sensibilizem a população e profissionais de saúde sobre a importância da alimentação saudável.
Objetivo: Orientar os pacientes que participam de atividades educativas mensais, em duas Unidades Básicas de Saúde de Taguatinga/Areal, sobre o Aleitamento Materno e a importância de uma alimentação saudável desde o nascimento.
Metodologia: O grupo do PET-Saúde/GRADUASUS da Universidade Católica de Brasília, em parceria com a SES/DF, promoveu, durante as atividades educativas das gestante e dos pacientes hipertensos e diabéticos (HIPERDIA), ações voltadas para o aleitamento materno, alimentação saudável e composição dos alimentos. Essas ações foram promovidas durante o mês de agosto/2017.
Resultados: Foram realizadas duas atividades com o grupo de gestantes e duas atividades no HIPERDIA. A abordagem inicial visou apresentar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável e responder perguntas durante a dinâmica de mitos e verdades. No segundo encontro foram trabalhadas as principais dúvidas referidas no primeiro encontro e ao final apresentadas as composições de alimentos comumente oferecidos às crianças em substituição ao leite materno, ressaltando a o índice elevado de açúcar e sódio.
Discussão: O papel do aleitamento materno não é exercido apenas pelas mães, mas também pelo círculo de familiares e amigos. São eles que muitas vezes ficam responsáveis pelo cuidado das crianças quando a mãe encerra a sua licença maternidade. Acredita-se que estes usuários serão disseminadores da informação recebida na comunidade.
Conclusões: Apresentar essa temática na atenção básica pode promover um aumento no aleitamento materno, mas principalmente a melhora da alimentação ao longo da vida. É importante ressaltar que a alimentação saudável também é um instrumento terapêutico para prevenção de doenças crônicas.


Referências


 

Referências Bibliográficas:

 

BRASIL. LEI FEDERAL Nº 13435 de abril de 2017. Institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

BRASIL. SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE. EDITAL No- 13, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE/GRADUASUS 2016/2017. Diário Oficial da União . Brasília, DF. n,186, p. 126.,29 set. 2015. Seção 3.